Mirandela

Obras da Esact decorrem a bom ritmo

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2013-08-29 12:07

Estão a ser cumpridos os prazos nas obras de construção das novas instalações da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (ESACT) de Mirandela.
A construção está a avançar de acordo com o projeto, respeitando os prazos contratualizados. De momento já estão executados todos os elementos de fundação, estando já em fase de preparação as lajes térreas.
Em termos de estrutura, já estão a ser erguidos os pilares, paredes e muros armados dos três corpos do edifício. A manter-se este ritmo dos trabalhos de construção, as novas instalações estarão concluídas no final de 2014, conforme previsto.
A ESACT de Mirandela vai, finalmente, ter instalações definitivas, após 18 anos em instalações provisórias.
O presidente do Município António Branco sublinha que o executivo decidiu avançar para esta obra em detrimento de outros investimentos. “Tivemos de estabelecer prioridades e este esforço financeiro implica alguns sacrifícios porque é uma obra estruturante para o futuro de Mirandela”, adianta o autarca António Branco.
No total, o investimento ascende aos 5 milhões de euros, suportados, em 85 por cento, por fundos comunitários e os restantes 15 por cento, da contrapartida nacional, são assegurados pelo Município que depois vai estabelecer um acordo com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB).
Para o autarca, esta aposta insere-se numa estratégia a longo prazo. “É um contributo na inversão de saída de jovens para as zonas litorais e captação de massa crítica, através de docente e alunos”, explica.
Para além disso, António Branco diz ter dados que asseguram um retorno financeiro considerável. “Um estudo aponta para que em cada euro investido no ensino superior há um retorno de sete euros”, conta.
 

Tags

Assinaturas MDB