Mirandela

Presidente da Junta de Abambres avança com lista independente

Publicado por Fernando Pires em Seg, 2021-06-21 12:22

É o segundo presidente de junta de freguesia do concelho de Mirandela a assumir uma candidatura independente nas autárquicas deste ano, depois de em 2017 terem sido eleitos por partidos políticos.
Primeiro foi José Carlos Teixeira, eleito presidente da junta de freguesia de Frechas, há quatro anos, nas listas do Partido Socialista, agora é a vez de José Cabanas, presidente da junta de Abambres, eleito em 2017 nas listas do Partido Social Democrata, também anunciar a intenção de avançar com um movimento independente denominado: “Juntos Pela Nossa Freguesia”.

José Cabanas explica as razões que o levaram a ter esta opção: “Sempre tive a ideia que nas pequenas localidades, os moradores devem votar é na pessoa se a acham responsável ou não, e o facto de se estar ligado a um partido até acho que pode afastar as pessoas. Indo como independente, a ideia é criar uma lista mais abrangente em que as pessoas se possam unir sem estar conectadas com nenhum partido, onde o único objetivo é o desenvolvimento da freguesia”.

José Cabanas dá um exemplo concreto para sustentar a sua teoria: “Agora para cumprir a lei da paridade, tivemos de mudar um elemento dos três primeiros da lista que há quatro anos foi numa lista da oposição, ou seja, julgo que conseguimos fazer uma lista mais abrangente se nenhuma ligação política”, acrescenta.

O autarca, eleito há 4 anos nas listas do PSD, garante que a sua mudança “não está ligada a qualquer tipo de divergência” com os órgãos concelhios do partido, nem tão pouco com a candidatura de Duarte Travanca à câmara de Mirandela, apoiada pelo PSD. “Estamos disponíveis para trabalhar com todos e é isso que nos motiva, porque devemos trabalhar em conjunto e só assim conseguiremos fazer alguma coisa pela freguesia”.

O presidente da junta de Abambres, com cerca de 400 eleitores, está mesmo convencido que só não há mais candidaturas independentes devido à excessiva burocracia que é exigida. “Não temos apoio nenhum como independentes. É necessário fazer um logotipo, criar um nome, não há apoio monetário, tudo tem de ser pago pela nossa parte, recolher assinaturas entregar no tribunal e corremos o risco de não ser aceite. Tudo isto, é uma burocracia que nem todos estão preparados para conseguir ultrapassar”, conclui.

José Cabanas, presidente da junta de freguesia de Abambres eleito pelo PSD, avança agora como candidato independente, tal como acontece com José Carlos Teixeira, que em 2017 foi eleito presidente de Frechas pelo PS.

Recorde-se que, há 4 anos, no concelho de Mirandela, houve três presidentes de junta eleitos por movimentos independentes: na União de Freguesias de Barcel, Marmelos e Valverde da Gestosa, na freguesia de

Assinaturas MDB