Quarta edição do prémio literário professor Adriano Moreira dedicado a prosa-romance
Foi lançado na passada sexta-feira a quarta edição do Prémio Literário da Lusofonia professor Adriano Moreira que, desta feita, se destina a prosa-romance, numa sessão que teve lugar no centro cultural municipal. Foi ainda apresentado o livro ‘A língua Portuguesa’, obra vencedora da 3ª edição daquele prémio, da autoria de Fernando Cabrita, poeta natural de Olhão (Algarve). “É uma edição especial que vai andar a correr o país, pelas livrarias, como a Fnac, onde vamos fazer a apresentação por forma a divulgar o prémio literário e ter uma projeção mais mediática”, explicou a vice-presidente da Câmara de Bragança, Fernanda Silva à margem da sessão lembrar Adriano Moreira.
O prazo de entrega dos textos decorre até ao dia 30 de abril de 2025. Este ano registaram-se ligeiras alterações ao regulamento, nomeadamente a não devolução dos trabalhos originais por parte da entidade receptora. “Os textos devem ser entregues numa pen, mas não vão ser devolvidos. Ficarão no espólio da Academia de Letras de Trás-os-Montes”, referiu a autarca.
No ano passado concorreram ao prémio literário 53 trabalhos de poesia. “Tivemos menos trabalhos, porque a poesia tem menos adeptos. Pensamos que este ano poderemos ter mais alguns. No ano passado ficamos muito satisfeitos com os resultados”, acrescentou Fernanda Silva salientando que a adesão ao prémio tem surpreendido. A divulgação tem sifofeita em universidades e outras instituições.