Semana Cáritas: GEC aposta na sensibilização da população juvenil
De 25 de fevereiro a 3 de março assinala-se a Semana Nacional da Cáritas, assente no tema “O amor que transforma”.
A Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda envolve-se, uma vez mais, nesta Semana Nacional e apresenta um conjunto diversificado de iniciativas, em Bragança, Carrazeda de Ansiães, Miranda do Douro, Torre de Moncorvo, Vimioso e Vila Flor, nomeadamente: ações de sensibilização, demonstrações de meios de socorro e proteção civil, uma mesa redonda, workshops, celebrações intergeracionais e multiculturais, o tradicional peditório de rua, e momentos musicais.
Assim, no domingo, 25 de fevereiro, às 11h30, na igreja matriz de Vimioso, terá lugar a abertura solene da Semana com uma eucaristia. Preside o pároco, Pe. Rufino Xavier.
Na segunda-feira, 26, na Escola Básica e Secundária de Miranda do Douro, será realizada uma ação com meios de socorro, um workshop de comunicação via rádio e uma demonstração de meios de montagem de uma zona de concentração de apoio à população.
Ao final da tarde, nas instalações da Cáritas, em Bragança, a Autoridade para as Condições do Trabalho orienta um workshop sobre “Lei laboral para estrangeiros”.
No dia seguinte, Bragança acolhe um “Open Day” na cripta e imediações da Catedral. Além das demonstrações está prevista uma mesa redonda que vai abordar o programa “Aldeias seguras, pessoas seguras”, as zonas de concentração de apoio à população e o GEC.
A Escola Básica e Secundária de Vila Flor recebe, no dia 28, um conjunto de ações de sensibilização para alunos e docentes. Em Bragança, às 14h30, o salão de festas da Escola Secundária Emídio Garcia é palco do espetáculo “Danças de Antigamente”. À noite, pelas 21h00, tem lugar uma Lectio Divina, na igreja dos Santos Mártires, também na cidade de Bragança.
Na quinta-feira, 29, o dia será dedicado a demonstrações e ações nos agrupamentos escolares. A manhã está reservada para o concelho de Torre de Moncorvo e a tarde para o de Carrazeda de Ansiães. A cripta da igreja dos Santos Mártires, em Bragança, recebe, às 20h30, uma “Noite multicultural”.
Sábado de manhã, às 10h00, os grupos Cáritas existentes nos quatro arciprestados da diocese reúnem-se para uma partilha de experiências sócio-caritativas. À tarde, pelas 15h00, decorre um “Got Talent Solidário”, no salão da Escola Secundária Emídio Garcia.
No domingo, 3 de março, terá lugar uma Eucaristia solene, às 18h00, na Catedral, à qual preside o Pe. José Bento Soares, responsável pela instituição.
Em paralelo às atividades, decorre o habitual peditório público. Será levado a cabo pelos voluntários, um pouco por toda a diocese. O valor angariado destina-se a apoiar famílias carenciadas.
As ações do Grupo de Emergências e Catástrofes são promovidas em parceria com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (Sub-Comandos Terras de Trás-os-Montes e Douro), Instituto Nacional de Emergência Médica, os Serviços Municipais de Proteção Civil e as corporações locais de bombeiros.