Bragança

Abertos novos avisos para apoios às empresas do interior

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2022-05-26 11:08

O Governo abriu esta semana uma nova fase de manifestação de preferências para empresas do interior do país para novos avisos de candidaturas a fundos europeus, anunciou a Secretária de Estado de Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, durante uma visita, na passada quinta-feira, ao ColabMore [laboratório colaborativo do Instituto Politécnico de Bragança] no âmbito do Roteiro para a Competitividade, que trouxe ao distrito de Bragança também o Secretário de Estado da Economia, João Neves Correia.

Em declarações à imprensa à margem desta visita, Isabel Ferreira garantiu que o apoio às empresas do interior vai continuar.
“Todas as nossas medidas do Programa de Valorização do Interior foram especificamente dirigidas para os territórios do Interior, em particular para as empresas. E, por isso mesmo, tivemos avisos dedicados para a inovação produtiva para a investigação e desenvolvimento tecnológico para os territórios do interior. Vamos já abrir manifestações de interesse para empresas, mais uma vez com a reserva de tratar de forma diferente estes territórios”, anunciou a governante.

64% das contratações foram no interior

Isabel Ferreira lembrou, ainda, que “no seguimento do atual quadro comunitário, o apoio ao investimento empresarial é uma prioridade e que está nos programas regionais. O investimento empresarial é essencial para criar emprego e para contribuir para o desenvolvimento equilibrado de todas as regiões”.

“Mas não só estes instrumentos mais robustos como a inovação produtiva ou o IDT, mas também com programas adaptados às micro empresas e às pequenas empresas, que são a grande maioria nestes territórios.

Programas como o de apoio à produção nacional ou o +Coeso emprego foram instrumentos inovadores criados de forma disruptiva mas adaptados às necessidades das empresas. Temos de continuar a apostar nesse tipo de programas.

O apoio às empresas será sempre uma prioridade nos programas regionais, sempre com um olhar específico para os territórios do interior para aumentar esse investimento”, sublinhou.

A governante, cuja secretaria de Estado está sediada no Brigantia Ecopark, em Bragança,  anunciou que nos últimos dois anos houve mesmo um reforço de contratação de mão de obra no interior do país ajudada pelos mecanismos de apoio com recurso a fundos comunitários.

“A contratação de recursos humanos altamente especializados por parte das empresas no âmbito do PT2020, nomeadamente os programas operacionais regionais, era, até chegarmos ao anterior Governo, de pouco mais de 20 por cento. Em dois anos, conseguimos que fosse mais 64 por cento. Ou seja, de todas as contratações do país, 64 por cento foram no interior”, frisou Isabel Ferreira.

Já o Secretário de Estado da Economia, João Neves Correia, explicou que o objetivo deste roteiro da competitividade é garantir uma relação de proximidade entre o Governo e os empresários locais.

“Este contacto relacionado com aquilo que são os problemas, as ambições, os sonhos destes empresários e instituições são muito importantes para aquilo que são a formulação das políticas públicas. Vamos daqui com ideias novas para podermos contribuir para que o desenvolvimento económico das regiões seja feito com maior qualidade e maior pujança e capacidade de afirmação.

Esta lógica de proximidade é essencial na gestão daquilo que são as nossas responsabilidades no Governo porque aquilo que desejamos é promover o desenvolvimento económico e isso só se faz com os empresários e com as instituições”, frisou.

João Neves Correia apontou mesmo o ColabMore como “um exemplo impactante”. “Vemos o desenvolvimento de soluções com o conhecimento científico, com o conhecimento da realidade industrial e o cruzamento das duas dimensões é o que nos pode fazer progredir.

Temos todas as condições para ter uma economia mais pujante e mais inclusivo para as pessoas e para os territórios”, concluiu.

 

Assinaturas MDB