VOLEIBOL

CAB junta 170 atletas na 6.ª edição do Torneio de Voleibol de Bragança (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2022-10-02 20:16

O Clube Académico de Bragança realizou, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira, no Pavilhão da Coxa e Liceu Emídio Garcia, a sexta edição do Torneio de Voleibol de Bragança.

Este evento, que vinha sendo adiado desde 2020, realizou-se então esta época, com a participação de 170 atletas em representação de 6 clubes. CAB, Sport Clube Vila Real, Voleibol Clube São Miguel, Vila Real Benfica e Valpacinhos e Régua foram os emblemas participantes com equipas femininas nos escalões de iniciadas e juvenis.

No escalão de Iniciadas, o primeiro lugar coube à equipa do SC Vila Real, sendo o pódio fechado com o VC São Miguel e Valpacinhos, respetivamente.

A melhor jogadora do escalão foi Rita Gomes do VC São Miguel, enquanto a jogadora revelação foi Liane do CAB.

Em juvenis, o SC Vila Real repetiu o feito das iniciadas, sendo que o segundo posto pertenceu ao CAB seguido de VC São Miguel. Nos prémios individuais, Filipa Pires, do CAB, foi a melhor jogadora e Francisca Vaz foi eleita como jogadora revelação do torneio, no respetivo escalão.

A fechar o dia, teve lugar o torneio do escalão de minis, sem enquadramento competitivo.

Para Zélia Fonseca, coordenadora da secção de voleibol do CAB, o evento serviu como um excelente promotor da modalidade. “Foi espetacular, foi um fim de semana de muito trabalho que terminou da melhor maneira possível", frisando que "o objetivo deste Torneio passa por divulgar a modalidade, porque, infelizmente, não temos competição na nossa região e somos obrigados a competir nos torneios regionais de Braga ou do Porto. Aproveitando para dar a conhecer a nossa cidade aos visitantes convidados e conseguimos garantir uma competição de pré-época”.

“A grande dificuldade na realização deste torneio é conseguir reunir as equipas necessárias, torna-se complicado cativar equipas de Lisboa e Porto devido à distância e à existência de vários torneios semelhantes nas suas proximidades, acrescendo a isso tivemos que lidar com as desistências da equipa de Vigo e Famões. Além disso, garantimos refeições e dormidas às equipas visitantes, sendo esse serviço disponibilizado pelo CAB,” explicou Zélia Fonseca.

Pedro Jacinto, timoneiro do voleibol do CAB, reforçou a importância do torneio. “Este torneio é imprescindível para garantir às nossas atletas os minutos de jogo e competitividade necessária para a época que se aproxima,” acrescentando que “o sacrifício e esforço que dedicamos a este torneio é recompensado pela evolução das nossas atletas”.

A competição está prevista começar em outubro e esta temporada pode haver novidades. “Acreditamos que as iniciadas vão competir na Associação de Voleibol de Trás-os-Montes, onde já contam com 5 equipas desse escalão, privilegiando o clube em custos e deslocações,” declarou o técnico.

A organização do evento foi da responsabilidade do CAB, com o apoio do Município de Bragança, União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, Associação de Voleibol de Trás-os-Montes, Reconco e NordHigiene.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB