Bragança

Centro Comunitário de Cova de Lua construído com técnicas de bioconstrução

Publicado por . em Qui, 2022-05-26 10:50

Foram inauguradas no passado domingo as obras de requalificação, ampliação e adaptação da antiga Escola Primária da aldeia de Cova de Lua, na Freguesia de Espinhosela, reconvertida para Centro Comunitário.

O projeto teve um investimento global de cerca de 139 mil euros, cofinanciado em 85% por fundos comunitários. Trata-se de uma obra inovadora de bioconstrução e reabilitação energética fruto de uma parceria entre o Município de Bragança e Junta de Freguesia, no âmbito do projeto Biourb Natur, que permitiu a reabilitação do edifício utilizando técnicas e métodos de bioconstrução e reabilitação energética. “Do ponto de vista social, é uma obra importantíssima para as pessoas da freguesia, que podem, agora, usufruir de um espaço renovado e que responde, efetivamente, às suas necessidades” referiu Hernâni Dias, presidente da Câmara Municipal de Bragança.

A obra tem “particularidades muito especiais, do ponto de vista construtivo”, destacou o autarca, pois foram utilizados métodos sustentáveis, “com vista a otimizar o espaço e a pensar na sustentabilidade ambiental”, acrescentou. Na reabilitação foram usados várias técnicas como a criação de estufa; criação de uma “Parede Trombe”; parede verde exterior; aplicação de uma argamassa de reboco ecológico, térmico e permeável ao vapor de água no exterior; aplicação de isolamento térmico pelo interior, entre outros.

Assinaturas MDB