Bragança

Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres lembrado na Praça Camõe

Publicado por Glória Lopes em Qua, 2022-11-30 09:24

Foram 22 as velas que Núcleo Antifascista de Bragança acendeu na passada sexta-feira na Praça Camões, em Bragança, tantas como as mulheres assassinadas este ano em Portugal às mãos de maridos ou companheiros. Tratou-se de uma Vigília pela Eliminação da Violência contra as Mulheres com o objetivo homenagear todas as vítimas de violência.
No dia 25 de novembro assinalou-se o Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres, “uma realidade que, infelizmente, ainda é muito presente no nosso quotidiano e no nosso país, por isso estamos aqui para defender os direitos das mulheres”, explicou Ana Torres, responsável por aquele núcleo.
Mesmo com pouca adesão por parte da população brigantina, com a ação realizada o grupo pretendeu mostrar que é preciso lutar contra a violência doméstica e mobilizar os jovens para esta causa. “Há outras formas de violência, como a social e a associada ao género. Vimos falar de alguns números que chocam Portugal, onde este ano já foram assassinadas 22 mulheres”, referiu Ana Torres lamentando que é “difícil mobilizar pessoas em Bragança, mas é tempo de dizer basta aos homicídios às mãos do patriarcado”.
A ideia que persiste de que “entre marido e mulher não se mete a colher”, pode ser uma explicação para o alheamento da população desta causa, admite Ana Torres. Mas a violência doméstica é um crime público em Portugal há vários anos.

Assinaturas MDB