FUTSAL DISTRITAL

EFAP vence dérbi contra Pioneiros (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Sáb, 2023-04-15 18:56

Num duelo entre emblemas da cidade de Bragança, a Escolinha de Futsal Arnaldo Pereira (EFAP) recebeu e derrotou, esta sexta-feira, os vizinhos Pioneiros, por 5-2, em partida a contar para a 17.ª e penúltima jornada do Campeonato Distrital de Futsal AMP promovido pela AF Bragança.

Perante um Pavilhão da Coxa lotado, o primeiro tempo do apetecido dérbi citadino foi pautado pelo equilíbrio e pelas poucas oportunidades para ambos os lados.

O nulo seria quebrado, aos 18’, por Daniel Alves, que aproveitou da melhor maneira a solicitação de Hugo Aires para dar a vantagem à formação estudantil. No entanto, os Pioneiros acabariam por igualar, ao minuto 20, por Serginho. O guarda-redes dos Pioneiros desferiu um potente remate que surpreendeu o seu homólogo Ferro.

Ao intervalo, os escalões de formação da EFAP (infantis, iniciados, juvenis e juniores) receberem os troféus relativos à conquista do campeonato distrital da respetiva categoria, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da AF Bragança, António Ramos, e dos patrocinadores oficiais do clube.

De sorriso rasgado, Carlos Santos, presidente da EFAP, valorizou o pleno, como feito inédito, nos escalões de formação. “É um orgulho enorme e julgo que seja um feito inédito. Estas conquistas significam muita responsabilidade e queremos voltar a repetir esta série de conquistas na próxima temporada. É um prazer enorme observar a nossa equipa de seniores com muitos juniores promovidos e para o ano esse número será reforçado, garantindo a continuidade da nossa aposta no futsal de formação,” frisou.

No reatar da partida, a EFAP elevou para 2-1, aos 24’ por Valdir Ramos, a passe de Abel e, aos 28’, Clóvis, de cabeça, a cruzamento de Pedro Alves, aumentou a diferença no marcador.

Nos minutos finais, aos 39’, André Mendes mostrou capacidade técnica suficiente para diminuir a diferença.

A resposta dos homens da casa surgiu, segundos depois, aos 39’, na sequência de uma bola parada, convertida pelo “especialista” João Pinheiro, que, aos 40’, acabaria por sentenciar a partida em 5-2, a aproveitar a ausência do guarda-redes Serginho da baliza.

No final do encontro, Manuel Rodrigues, treinador da EFAP, considerou o triunfo frente aos Pioneiros justo e aponta a manutenção do terceiro lugar como objetivo para a última jornada. “Vale três pontos como os outros, mas não deixa de ser um dérbi. Apesar de ter havido momentos em que complicámos a nossa tarefa, mostrámos boa capacidade de organização e concentração para fechar com os três pontos. Foi uma vitória justa e agora é pensar em voltar a vencer na próxima jornada”.

Para Ricardo Pires, responsável dos Pioneiros, o resultado não coincide com as incidências da partida. “Acredito que em “jogo jogado” não fomos inferiores e o resultado não faz jus à nossa qualidade, perdendo apenas na falta de maturidade em decisões de jogo. Andamos aqui para desfrutar, fazendo o que gostamos por esta modalidade. Queremos ser competitivos, pois essa é a marca dos Pioneiros, mas é complicado fazer face a todas as dificuldades económicas e logísticas,” rematou.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB