Nordeste Transmontano

Estradas entre Bragança-Puebla e Vinhais para concluir até 2025

Publicado por GL em Qui, 2022-05-26 10:55

As ligações rodoviárias entre Bragança-Puebla de Sanábria e Bragança-Vinhais “vão mesmo avançar”, confirmou a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, numa visita a Vinhais, na passada sexta-feira.

Estas duas vias de comunicação foram incluídas no Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) tal como as pontes internacionais de Niza (Alentejo) e Alcontim (Algarve) e ainda a ligação a Monfortinho, no IC31. “Estão todas bem encaminhadas e os contratos já foram feitos entre a estrutura de Missão Recuperar Portugal e a entidades beneficiárias, quer intermediárias, quer finais. No caso desta ligação [Bragança-Vinhais] já foi lançado o concurso para o projeto e está tudo a andar.

Terá que ser uma realidade, porque o PRR tem metas muito apertadas e intransigentes. Finalmente fez-se justiça para este território, que precisa desta ligação há muito tempo”, afirmou Isabel Ferreira.

A secretária de Estado disse que “o IC5 “está mais à frente”, porque já “está inscrito na estratégia comum de desenvolvimento transfronteiriço e no plano nacional de investimentos 2030”.

A Estrada entre Vinhais e Godiña (Espanha), com início em Macedo de Cavaleiros e entrada no país vizinho por Moimenta da Raia, terá que ser avaliada “não só a pertinência, que sabemos que é enorme, mas também os recursos financeiros para a concretizar”, referiu a governante.

Sem querer avançar valores de custo dos projetos, por causa do contexto atual associado à guerra na Ucrânia.

“Deixa de fazer sentido falar em preços do que quer que seja. Foi hoje [sexta-feira] publicado um decreto-lei sobre a revisão de preços porque temos consciência que há muitas obras que estão a ficar comprometidas por esse aumento dos preços”, referiu, dando também conta que o “governo está a responder” nesse sentido. “O valor inscrito no PRR para cada ligação foi o indicado pelos especialistas nessa matéria, nomeadamente as Infraestruturas de Portugal e Ministério da Infraestruturas. O que vai acontecer é pura especulação”, vincou.

Assinaturas MDB