Mirandela

Estudante de 14 anos desaparecido nas águas do Tua

Publicado por Fernando Pires em Qua, 2021-06-09 20:42

Um estudante de 14 anos da Escola Secundária de Mirandela desapareceu, esta tarde, no rio Tua, quando nadava com outros colegas na praia fluvial da cidade, que ainda não tem vigilância, dado que a época balnear só começa no dia 1 de julho.

Aproveitando a tarde sem atividades letivas e com mais de 30 graus de temperatura, por volta das 14,30 horas, o grupo de colegas da escola entrou na água com o intuito de atravessarem a nado para a outra margem, onde se localiza uma fraga, para efetuarem mergulhos, uma prática habitual em tempo de Verão.

No entanto, o jovem aluno do 9º ano de escolaridade, a meio do percurso, sentiu dificuldades em continuar a nadar, e acabou por desaparecer nas águas da praia fluvial Arquiteto Albino Mendo. “Começaram a fazer a travessia do rio, mas um deles começou a ficar ofegante, já a pedir ajuda. Um dos colegas ainda foi em seu auxílio, começou a nadar de bruços e o rapaz agarrado ao pé para se tentar manter à tona, mas quando se apercebeu que não estava a conseguir começou a pedir ajuda”, descreve Sílvia Alves, que estava no areal da praia fluvial com a família.

“Estava aqui muita gente, mas como as crianças andam sempre na brincadeira só nos apercebemos da gravidade da situação quando um dos rapazes gritou mais alto por socorro. Pedi ajuda a um grupo de rapazes que estavam atrás de nós, foram à água mas infelizmente já não foi possível fazer nada”, acrescenta Sílvia Alves que ligou para o 112 e rapidamente chegaram ao local vários meios de socorro.

O comandante dos bombeiros voluntários de Mirandela, explica o que está a ser feito no local para tentar encontrar o corpo, para já sem resultados. “Estamos na proximidade do local onde desapareceu, estamos a varrer de Norte para Sul, para termos um aumento de probabilidade de encontrarmos o corpo”, explica Luís Carlos Soares ressalvando a dificuldade desta operação devido às condições do rio. “Estamos a falar de uma profundidade de 8 a 10 metros com condições de visibilidade no leito do rio muito reduzidas, o que dificulta o trabalho dos mergulhadores no resgate”.

No local está uma equipa de quatro mergulhadores dos bombeiros voluntários de Mirandela, duas ambulâncias de emergência, uma viatura médica e o apoio psicológico do Município de Mirandela. A PSP tem também vários elementos a tomar conta da ocorrência.

Assinaturas MDB