Freixo de Espada à Cinta

Freixo de Duarte d´ Armas com cerca de 500 anos classificado como Árvore de Interesse Público

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2019-01-17 19:38

O freixo Duarte d’Armas, exemplar com cerca de 500 anos plantado em Freixo de Espada à Cinta, está classificado como Árvore de Interesse Público na categoria de “exemplar isolado”.
De acordo com um despacho que já foi publicado em Diário da República, esta classificação produz efeitos esta sexta-feira, data a partir da qual serão “proibidas quaisquer intervenções que possam destruir ou danificar o exemplar arbóreo classificado”, como o corte de ramos ou raízes, escavações no local ou o depósito de materiais.
Na publicação, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) refere que o exemplar isolado da espécie “Fraxinus angustifolia Vahl”, vulgarmente conhecido por freixo, está situado no passeio pedestre próximo da Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta e foi objeto de um pedido de classificação apresentado pela Câmara Municipal.
O exemplar arbóreo “não apresenta sinais de pouca resistência estrutural, de mau estado vegetativo e sanitário ou risco sério para a segurança de pessoas e de bens, nem se encontra sujeito ao cumprimento de medidas fitossanitárias que recomendem a sua eliminação ou destruição obrigatórias”.
O freixo de Duarte d’Armas, como é conhecido, apresenta grandes dimensões, com 4,10 metros de perímetro do tronco na base e 3,90 metros de perímetro do tronco à altura do peito.
Os investigadores calculam que a árvore tenha mais de 500 anos.

Assinaturas MDB