FUTEBOL

José Eduardo Teixeira apresenta investigação pioneira em contextos do futebol sub-elite

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2022-05-09 15:50

José Eduardo Teixeira, doutorado em Ciências do Deporto e Selecionador Distrital da Associação de Futebol de Bragança, apresentou recentemente o seu projeto de tese “Pathways for training load variations in sub-elite youth football players” na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, e na Cidade do Futebol, em Oeiras, nos dias 7 e 29 de abril, respetivamente.

O brigantino mereceu elogios de vários quadrantes pelo projeto pioneiro apresentado nas mais altas esferas académico-desportivas que visava suprimir uma necessidade: “Em realidades como a nossa, determinadas pela Interioridade, nenhuma associação desportiva dispunha, há data da idealização do projeto em 2016, da tecnologia necessária para a aferição do rendimento desportivo dos seus jogadores. Em termos mais técnicos, também não havia na literatura investigação no âmbito dos contextos de futebol de formação sub-elite. O nosso trabalho centrou-se na criação de uma ferramenta pioneira para extrair, tratar e analisar esses dados”.

Os resultados da investigação foram recentemente apresentados no âmbito da tese doutoramento em Ciências do Desporto na UTAD, sob o título “Pathways for training load variations in sub-elite youth football players”, perante um júri constituido por André Seabra, Diretor da Portugal Football School da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), José Vilaça, Professor Auxiliar na UTAD e Diogo Coutinho, Professor Auxiliar da UTAD e atual treinador do SC Vila Real.

A mesa foi presidida pela Professora Raquel Chaves (UTAD) e pelo orientador da tese Pedro Forte do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e do Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (ISCE Douro), em representação dos restantes orientadores, Miguel Monteiro (IPB) e António José Silva (UTAD), tendo-se determinado a classificação final de 'Muito bom com Menção Honrosa', após a defesa pública, a mais alta da instituição para este ciclo de estudos.

Na plateia fizeram-se representar alguns investigadores de renome do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) e do IPB como Tiago Barbosa, José Bragada ou Pedro Magalhães. A investigação contou ainda com o treinador de futebol Miguel Leal (ex-Boavista, Penafiel e Moreirense) e os investigadores Ricardo Ferraz (Universidade da Beira Interior), Joana Ribeiro (ISCE Douro) e Ana Ruivo Alves (Universidade da Beira Interior).

Depois do sucesso na apresentação do projeto na UTAD, seguiu-se a viagem a Lisboa com destino à Cidade do Futebol, em Oeiras. “Posteriormente, na Cidade do Futebol apresentámos as novas direções para a nossa linha de investigação, a 29 de abril, num trabalho intitulado “Big data em contextos de futebol de formação: uma revisão sistemática sobre as suas aplicações práticas”, centrada fundamentalmente no desenvolvimento de tecnologia para a análise do desempenho em contextos de futebol de formação e feminino,” explicou o mentor do projeto.

Para José Eduardo Teixeira a escolha deste projeto visa modernizar o futebol tendo em conta a realidade das zonas do interior do país. “A investigação centra-se num ponto fundamental: melhorar o nosso futebol e trazer mais recursos tecnológicos para a nossa realidade. Estamos a alinhavar novas parcerias com várias instituições do Ensino Superior, associações regionais e federativas, para dar continuidade à investigação iniciada em 2016 e dar mais uns seguros passos nesse sentido” declarou.

O trabalho foi realizado em parceria com a Associação de Futebol de Bragança (AFB) e na plateia estavam personalidades como Rui Jorge, selecionador nacional Sub-21, João Costa, adjunto de Fernando Santos na seleção A e alguns investigadores de topo na área da 'big data' e da análise da 'performance' como Rui Marcelino (ISMAI), Bruno Gonçalves (Universidade de Évora), Joana Reis (Faculdade de Motricidade Humana) ou Daniel Barreira (Universidade do Porto).

Foto: Guilherme Moutinho

 

Assinaturas MDB