Padre José Luís Pombal nomeado Capelão do Papa Leão XIV e com o título de Monsenhor
O Pe. José Luís Amaro Pombal, sacerdote da diocese de Bragança-Miranda e diretor-adjunto do Tombo Diocesano Monsenhor José de Castro, atualmente em funções na Secretaria de Estado do Vaticano, foi nomeado Capelão do Papa Leão XIV, recebendo o título de Monsenhor.
“Tudo isto se compreende a partir do lugar onde estou a exercer a minha missão neste momento. Embora só uma vez tivesse a graça de cumprimentar o Papa Leão XIV, o meu trabalho de todos os dias implica uma particular vizinhança ao Santo Padre e pretende coadjuvá-lo no exercício da sua missão. Por isso apareceu este título, que não pertence tanto ao Pe. José Luís, mas a um transmontano do presbitério de Bragança-Miranda, que quando pediram à diocese o seu envio para um serviço próximo ao Sucessor de Pedro, o senhor Bispo permitiu essa disponibilidade e ainda agora a consente. De resto, o importante é permanecer, em tudo e apesar de tudo, fiel a Cristo, à Igreja e à vocação recebida”, frisou o sacerdote.
Para D. Nuno Almeida, Bispo da diocese de Bragança-Miranda, esta nomeação é um “sinal do reconhecimento, por parte da Santa Sé, do bom e dedicado trabalho desenvolvido pelo Pe. José Luís”.
O prelado sublinha ainda que “estão de parabéns o Pe. José Luís, bem como o Presbitério e toda a Diocese de Bragança-Miranda”. “Na pessoa e ministério do Pe. José Luís está a nossa Diocese a servir diretamente o Papa Leão XIV, pois não somos uma ilha, mas uma célula viva da Igreja”, destacou D. Nuno Almeida.
Natural de Mós, no concelho de Torre de Moncorvo, o agora Monsenhor José Luís Pombal tem 40 anos. Estudou Teologia e foi ordenado sacerdote em 2010, na catedral de Bragança, por D. António Montes Moreira.
Formou-se igualmente em História da Igreja pela Faculdade de História e Bens Culturais da Igreja na Universidade Pontifícia Gregoriana, em Roma. É doutorando em História, estando vinculado ao Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.
Ao longo do seu ministério sacerdotal foi pároco na Unidade Pastoral Senhora da Serra (atual Unidade Pastoral de São Bento), no arciprestado de Bragança, e presidiu aos respetivos Centros Sociais Paroquiais. Exerceu também funções como docente no Instituto Diocesano de Estudos Pastorais, membro do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil Vocacional, colaborador do Mensageiro de Bragança, formador no Seminário Maior Interdiocesano de São José, em Braga, bem como diretor espiritual e formador no Seminário Diocesano de São José, em Bragança.
Desde 2021 é colaborador da Secretaria de Estado do Vaticano, mantendo simultaneamente as funções de diretor-adjunto do Tombo Diocesano Monsenhor José de Castro, em Bragança, instituição da qual foi anteriormente diretor.
Em 2023, integrou a comitiva que acompanhou o Papa Francisco na Visita Apostólica a Portugal.
Com esta nomeação, a diocese de Bragança-Miranda conta atualmente com dois sacerdotes distinguidos com o título de Monsenhor: Mons. Adelino Fernando Paes, nomeado em março de 2015, e Mons. José Luís Amaro Pombal, nomeado em dezembro de 2025.
