PS diz que declarações de Paulo Xavier sobre eleições internas “levantam sérias dúvidas sobre a capacidade do executivo camarário continuar a governar eficazmente”
A Concelhia de Bragança do Partido Socialista (PS) emitiu esta segunda-feira um comunicado sobre “as declarações, que a respeito do ato eleitoral do PSD - Bragança, muito concretamente o presidente da Câmara Municipal, Dr. Paulo Xavier, resolveu tornar públicas". "Deixam-nos absolutamente perplexos. E sendo assim, isso é assunto que nos diz respeito, a todos”, lê-se.
Em causa estão as declarações do presidente da Câmara ao Mensageiro, onde admitiu que se sentia “traído” por as duas vereadoras, Fernanda Silva (vice-presidente da Câmara) e Olga Pais, terem manifestado apoio à lista B, liderada por Alex Rodrigues, presidente da junta de Pinela, que derrotou a Lista A, encabeçada por Telmo Afonso, presidente da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo. nas eleições que tiveram lugar na passada sexta-feira.
A concelhia socialista explica que “estas declarações [de Paulo Xavier] levantam sérias dúvidas sobre a capacidade do executivo camarário continuar a governar eficazmente o nosso concelho dadas as acusações de traição que minam irremediavelmente a sã colaboração entre os elementos do executivo camarário e o foco no seu propósito maior de liderar os destinos do nosso concelho”.
Na mesma nota de imprensa os socialistas referem que “nestas circunstâncias é espectável que cada um assuma as suas responsabilidades e seja consequente com aquilo que afirma” e que “são questões que inquietam o Partido Socialista de Bragança partilhadas por todos os que prezam uma governação estável e tememos que, neste último ano de mandato, o executivo do PPD/PSD se perca em batalhas internas e lutas de egos, desviando-se ainda mais do seu dever de servir os interesses do nosso concelho e responder aos desafios que enfrentamos”.
O PS, através dos seus vereadores, compromete-se a continuar “a exercer uma oposição vigilante e pró-ativa, sempre com o objetivo de defender os interesses dos nossos concidadãos, do nosso concelho e do nosso território e firmes no nosso compromisso de nos apresentarmos como uma alternativa que coloque as pessoas e o desenvolvimento do concelho de Bragança em primeiro lugar”.
Ressalvando que o PS “em circunstâncias normais, as estruturas dos partidos políticos, respeitando a autonomia de cada um, não se alongam em grandes considerações ou comentários sobre o que acontece na vida interna dos seus adversários”, esclarecem sublinhando que “tem sido assim também em Bragança onde, historicamente, PS e PSD têm cumprido essa regra não produzindo quaisquer comentários a respeito das eleições internas de cada um”.
O Mensageiro procurou obter uma reação de Paulo Xavier ao comunicado do PS, mas o presidente da Câmara não comenta.