Vinhais

Soeira tem praia fluvial com areia

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2022-08-11 10:25

Uma das mais emblemáticas praias fluviais do concelho de Vinhais, em Soeira, foi, agora, requalificada pela Câmara Municipal, num projeto de 300 mil euros (85 por cento comparticipado por fundos comunitários) e inclui zonas de lazer e um areal, para além de um novo parque de estacionamento e novos acessos ao rio Tuela, como forma de atrair mais visitantes.

As obras foram inauguradas na passada quinta-feira.

“O objetivo é fazer com que este espaço, que já era muito frequentado, o passe a ser ainda mais, passe a ser mais um local de atração para o nosso concelho”, frisou o presidente da Câmara de Vinhais, Luís Fernandes.

“Nestes dias já vemos que tem muito mais gente do que em anos anteriores”, notou ainda.

Já Isabel Ferreira, Secretária de Estado da Valorização do Interior, que também marcou presença na cerimónia, sublinhou que este tipo de obras ajudam a revitalizar o interior do país.

“É um equipamento que serve quem cá está pois os que cá estão também devem ver cada vez mais melhorados os equipamentos e os serviços que têm à sua disposição.
Depois, vemos a procura crescente que têm tido e o impacto que estas praias fluviais têm tido no turismo e na atração de pessoas, o que é extraordinariamente importante.  Estas obras foram feitas no âmbito do programa PROVERE, só para territórios de baixa densidade e que valoriza os recursos endógenos, seja na sua vertente mais natural ou patrimonial. É um excelente exemplo de um programa a que temos de dar continuidade no próximo quadro comunitário e de excelente exemplo de aplicação de fundos europeus na melhoria de espaços”, disse a governante.

Compromisso pela estrada

Entretanto, Isabel Ferreira fez questão de reafirmar o compromisso do Governo com a construção da ligação entre Vinhais e Bragança.

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que ainda decorre, apontou alguns problemas, nomeadamente na variante a Castrelos, mas quer Isabel Ferreira quer Luís Fernandes mostram-se convictos de que a obra avançará como previsto, até 2026, com um orçamento de 31 milhões de euros, já inscrito no Plano de Resiliência.
“A estrada Bragança-Vinhais tem inscritos 31 milhões de euros no PRR, tem um calendário para a execução, uma meta e estamos todos comprometidos com a sua conclusão”, disse a Secretária de Estado.

Assinaturas MDB