Carrazeda de Ansiães

Torneios medievais animaram o Castelo de Ansiães

Publicado por GL em Qui, 2022-05-26 11:04

A Câmara de Carrazeda de Ansiães promoveu no passado fim-de-semana um Torneio Medieval, com seis equipas portuguesas e espanholas em combate.

A disputa que teve lugar no Castelo de Ansiães envolveu as modalidades Pro Fight, Arma de Haste, Espada Longa, Espada e Escudo, Espada e Broquel, e 5x5.

Trata-se de uma iniciativa inédita no distrito que pretendeu promover o Castelo de Ansiães.

“Esta é uma inovação, porque se trata de uma competição entre várias equipas, portuguesas e espanholas e é uma forma diferente de atrair públicos a este enquadramento fantástico que é a vila amuralhada de Ansiães, que aproveitamos para dar a conhecer. É um monumento nacional que está no nosso concelho, é um monumento nacional e um dos ícones do nosso concelho e da região”, revelou o presidente da Câmara, João Gonçalves.

A iniciativa contou, ainda, com um mercado medieval e visitas a património guiadas com recriações de atores da Companhia A Filandorra, cujo diretor, David Carvalho, explicou tratar-se de uma performance com quatro personagens que têm a ver com a história do Castelo de Ansiães, entre os séculos XI e XVIII.

“Temos Fernando Magno, rei de Leão e Castela, imperador das Espanha e vem às terras de Ansiães entregar as cartas de bons foros. D. João Rodrigues Porto Carreiro, Lopo de Vaz Sampaio, oitavo governador e capitão-mor da Índia, Francisco Justiniano Ferraz de Araújo, que teve o cargo de juiz de fora”, descreveu respnsável pela Companhia de Teatro.

Assinaturas MDB