Mirandela

Vale de Salgueiro festejou os Reis com tremoços e vinho

Publicado por Fernando Pires em Qui, 01/08/2026 - 10:36

A aldeia de Vale de Salgueiro, no concelho de Mirandela, voltou a cumprir a tradição bem original da festa dos reis, mais conhecida como a festa dos rapazes, em honra de Santo Estêvão.
Todos os anos é escolhida uma pessoa da terra para encarnar a figura de um rei que organiza a festa que traz consigo uma coroa carregada de ouro emprestado pelos habitantes, que vale milhares de euros.
A festa começa logo no dia 5. O Mensageiro acompanhou, ao início da noite de segunda-feira, a primeira arruada.
Com uma temperatura a rondar os zero graus, Rogério Fialho, natural da aldeia de Vale de Salgueiro, mas a residir em Mirandela, escolhido para ser o Rei da festa, comanda um grupo de tocadores de gaitas de fole, caixas e bombos – são os “Encharca o fole”, um grupo da terra - e preparam-se para dar início às festividades que duram dois dias. Rogério não disfarça a felicidade de ser rei da festa deste ano. “É a minha vez, graças a Deus”, refere. “Para mim é uma tradição desde garoto. É uma festa incrível e sempre que posso, estou sempre cá”, afirma.
Está tudo a postos para começar a arruada pela aldeia que vai levar o Rei e acompanhantes a visitar todas as casas para distribuir pelos habitantes mais de uma centena de litros de vinho em cabaças tradicionais e centenas de quilos de tremoços a desejar as boas festas. “Comprei 650 quilos de tremoços, tenho 150 litros de vinho, e vais ser até gastar tudo. Dou o jantar aos gaiteiros, pequ

Assinaturas MDB