João XXI (Pedro Hispano) - o Papa Português
(continuação da edição anterior)
No que concerne a uma nova cruzada, as coisas também não correram bem, vamos ver porquê: “Mas o desvanecimento do projeto de uma nova cruzada, os subterfúgios negociais dos líderes de Bizâncio e a incapacidade da Igreja latina para fazer vingar os princípios do acordo levaram a que essa união nunca fosse formalizada na prática, malgrado as intenções de João XXI, bem como dos seus antecessores e sucessores imediatos. Desse modo, as Igrejas romano e bizantina continuaram a seguir caminhos apartados, mantendo-se separadas até ao presente”. Foi assim, resumidamente, o seu pontificado.
Como já referi, o seu corpo encontra-se sepultado num túmulo na Igreja de S. Lourenço de Viterbo, anexa ao palácio de Viterbo. Contudo, o seu corpo mudou muitas vezes de lugar dentro desta Igreja de Viterbo, até que: “No ano de 2000, por iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, foi mandado construir o novo e atual túmulo, justificado pela pouca dignidade do lugar onde (naquele tempo) residiam os restos mortais do papa. Foi disposto no transepto na Igreja de S. Lourenço de Viterbo, ao lado do Evangelho, e nele reunidas as ossadas de João XXI.”
Confesso que gostei de conhecer a vida do único papa português (até agora…), e de a transmitir aos meus leitores a sua vida, de uma maneira curta. Portugal deve orgulhar-se deste seu papa e penso que, é a altura de o conhecer melhor. O livro que eu citei muitas vezes, é um livro a ler, muito bem escrito e muito claro. Boas leituras.