Vimioso

Alerta de incêndios suspendeu o King 2019

Publicado por AGR em Qua, 2019-09-04 17:05

A declaração de Alerta por risco de incêndio decretada pelos Ministros da Administração Interna (Eduardo Cabrita) e Agricultura (Capoulas Santos) obrigou à suspensão da realização da sétima edição do King of Portugal, prova de trial 4x4 que se deveria realizar este fim de semana, em Vimioso.
De acordo com o despacho conjunto daqueles dois ministérios, a situação de exceção aplica-se entre os dias 04 (ontem) e o próximo dia 08 (domingo) até às 23h59, com possibilidades de haver uma extensão face às previsões meteorológicas.

Revolta em Vimioso

Esta situação caiu que nem uma bomba em Vimioso pois este é um dos principais eventos no concelho e de vital importância para a economia local, até por se tratar de uma prova internacional que movimenta milhares de pessoas, entre participantes, equipas técnicas e aficionados, sobretudo da vizinha Espanha.

Jorge Fidalgo, presidente da Câmara de Vimioso, era a voz da revolta.

Em declarações ao Mensageiro, pouco depois de se conhecer a decisão do Governo, considerou que “dá uma muito má imagem do país”.
“Falei com Secretário de Estado da Proteção Civil, Artur Neves, que não admite exceções. E o despacho é muito claro. Quem viver no mundo rural tem de ficar prisioneiro em casa”, acusa Jorge Fidalgo, garantindo que a prova tinha “condições de segurança”, pois estava “tudo desmatado” e “tanto os bombeiros como a GNR verificaram o circuito”, para além de terem emitido pareceres favoráveis, bem como o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

(Notícia completa disponível para assinantes ou na edição impressa)

Assinaturas MDB