Mirandela

Alheira com recorde de vendas superior a cinco mil toneladas

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2024-03-07 15:03

Quando se fala de Mirandela, a ligação à alheira é praticamente espontânea. O mais conhecido dos enchidos de fumeiro acabou por se transformar numa imagem de marca, eleito uma das sete maravilhas da gastronomia nacional e já carinhosamente denominado como o produto ex-libris gastronómico de Mirandela, que se transformou em negócio de milhões.

Em 2023, segundo dados adiantados ao Mensageiro pelas cinco maiores empresas do setor, e outras 12 unidades de produção local, a operar no mercado, a produção de alheiras ultrapassou os cinco milhões de quilos, o que representa um aumento de 27 por cento face a 2022.

Em termos financeiros, os últimos dados oficiais conhecidos, divulgados pela Direção Regional de Agricultura, remontam a 2016, revelando que o volume de negócios do setor ultrapassava os 30 milhões de euros anuais.

No entanto, esse número “já está ultrapassado”, garante a presidente do Município de Mirandela, Júlia Rodrigues, tendo em conta que só eram relativos ao encaixe direto das empresas, não entrando nessas contas os proveitos indiretos, como por exemplo as cerca de duas dezenas de lojas de venda de produtos regionais, espalhadas pela cidade, abertas todos os dias, incluindo fins-de-semana e feriados, cujo produto mais procurado é a alheira.

 

(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)



 

Assinaturas MDB