Mirandela

ASAE vai mudar para antigas instalações da Esproarte

Publicado por Fernando Pires em Ter, 2024-03-12 16:03

Está assegurada a continuidade, em Mirandela, da delegação de Trás-os-Montes e Alto Douro da ASAE, mas vai mudar de instalações, deixando a Quinta do Valongo, onde está há 18 anos, passando para o edifício do Centro Cultural de Mirandela, mais concretamente, no espaço onde funcionou durante vários anos a ESPROARTE, Escola Profissional de Arte de Mirandela.

A garantia é avançada pela Presidente da Câmara e surge depois de rumores de que estaria em risco a manutenção da delegação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica devido às Instalações pouco funcionais, na Quinta do Valongo, e a pesada renda paga pelo Ministério da Economia ao Ministério da Agricultura.

Júlia Rodrigues diz agora que o Município já chegou a acordo com a ASAE para disponibilizar aquelas instalações. “Fomos contactados pela ASAE para relocalizar as instalações porque estão numa situação precária e temos o espaço onde estava a Esproarte sem utilização, porque conseguimos concentrar todos os alunos no edifício Piaget, e vai haver a relocalização nesse espaço que está em ótimas condições e está numa zona nobre da cidade, pelo que não existe qualquer risco da ASAE sair de Mirandela”, adianta a autarca.

A mudança de instalações ainda não tem data prevista. “Já tivemos a visita do inspetor-geral da ASAE e ficou determinado haver uma pequena requalificação do espaço, a cargo da câmara municipal, mas nada de grande monta porque o local está em boas condições e já houve a retirada de todo o mobiliário que ainda havia da Esproarte”, acrescenta Júlia Rodrigues.

Esta já não é a primeira vez que se fala na possibilidade de a delegação da ASAE sair de Mirandela. Já em 2014, esteve equacionada a mudança de instalações para Vila Flor, já na altura devido às instalações degradadas da Quinta do Valongo.

A delegação de Trás-os-Montes e Alto Douro da ASAE está em Mirandela, desde 2006, e tem atualmente 17 operacionais.

Assinaturas MDB