Vimioso

Autarca critica Governo por não contemplar alunos com material para aulas 'online'

Publicado por Francisco Pinto em Seg, 2021-02-15 11:08

O presidente da Câmara de Vimioso critica o Governo por não contemplar nenhum dos 89 alunos beneficiários da Ação Social Escolar no Agrupamento de Escolas com equipamentos que permitam o ensino à distância.

"O Governo não distribuiu um único computador aos alunos beneficiários da Ação Social Escolar no Agrupamentos de Escolas de Vimioso (AEV). Não percebo qual foi motivo de excluir Vimioso, quando dizem que foram distribuídos computadores pelos alunos abrangidos por este escalão em outros concelhos", concretizou Jorge Fidalgo.

O autarca de Vimioso referiu que foram adquiridos cerca de meia centena de equipamentos informáticos e respetivas ligações à Internet para entregar ao AEV para fazer face às necessidades existentes.

Jorge Fidalgo adiantou que os pedidos destes equipamentos por parte do AEV "duplicaram em relação ao primeiro confinamento”.

"Foi preciso fazer um esforço financeiro adicional para colmatar as necessidades existentes para que o ensino possa decorrer com alguma normalidade face às atuais circunstâncias", frisou.

A diretora do AEV, Ana Paula Falcão, adiantou que nos escalões A e B da Ação Social Escolar há 89 alunos que tinham direito aos equipamentos informáticos e telecomunicações para o ensino à distância.

No escalão A da Ação Social Escolar estão inscritos 47 alunos. Já no escalão B são 42 alunos.

"Nenhum deste material informático e equipamentos que permitem a ligação à rede de Internet foi entregue aos alunos destes escalões por parte dos serviços do Estado", vincou.

Segundo a responsável escolar, a autarquia já atribuiu 53 equipamentos aos alunos e hoje foram entregues mais 45 unidades entre computadores e ‘tablets’, e respetivas ligações à Internet", disse a responsável.

De acordo com Ana Paula Falcão, "não se pode olhar só para os alunos de escalão", justificando "que começam a surgir novos alunos carenciados porque os pais perderam rendimentos ou até o emprego".

Já as Juntas de Freguesia de Pinelo, Algoso e Santulhão contribuíram para este processo de aprendizagem com um total de mais 10 equipamentos informáticos e ‘routers'.

O AEV tem 229 alunos que frequentam o ensino até ao 9.º ano de escolaridade, visto que para continuarem os seus estudos têm de se deslocar para outros concelhos.

 

Assinaturas MDB