Bragança

Diocese lamenta incêndio no Mosteiro Trapista e lança campanha de recolha de fundos

Publicado por AGR/SDCS em Sáb, 2024-01-27 16:53

A diocese de Bragança-Miranda anunciou hoje ter recebido "com tristeza" a notícia do incêndio que afetou a cobertura da Casa de Acolhimento do Mosteiro Trapista de Palaçoulo e lançou uma recolha de fundos para ajudar as monjas a recuperarem a estrutura.

"A diocese de Bragança-Miranda recebeu, com tristeza, a notícia de um incêndio, hoje, numa parte da cobertura da Casa de Acolhimento do Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, Miranda do Douro.

Graças à rápida intervenção das corporações de bombeiros, o incêndio foi controlado e está extinto. Não há perdas humanas a registar, nem feridos, apenas danos materiais avultados", lê-se no comunicado.

O bispo da diocese, D. Nuno Almeida, deslocou-se ao Mosteiro, manifestou proximidade e comunhão a toda a comunidade, e inteirou-se dos prejuízos.

"Como é do conhecimento de todos, as monjas trapistas vivem da oração e do fruto do seu trabalho, não tendo meios suficientes para fazer face aos prejuízos decorrentes deste infortúnio. Assim sendo, nesta caminhada quaresmal que se aproxima, apela-se à generosidade das famílias, das comunidades, das empresas e instituições, para que juntos possamos ajudar a reerguer a Casa de Acolhimento", escreveu ainda a diocese de Bragança-Miranda.

O Mosteiro Trapista tem uma conta bancária para aqueles que queiram contribuir com donativos pecuniários (IBAN: PT50 0045 2260 4029 1080 1063 2), e continua com as suas iguarias à venda em vários pontos do país, nomeadamente em Bragança, na redação do jornal diocesano Mensageiro de Bragança.

Assinaturas MDB