Legislativas 2024

Direita recupera um deputado no distrito de Bragança e vence as eleições

Publicado por Glória Lopes em Dom, 2024-03-10 22:03

O distrito de Bragança elegeu este domingo dois deputados da Aliança Democrática (AD), Hernâni Dias e Nuno Gonçalves. O terceiro mandato é do Partido Socialista, que elegeu Isabel Ferreira.
O PS perdeu o deputado que tinha roubado ao PSD nas legislativas de 2022, mas que desta vez não conseguiu segurar. Nas anteriores legislativas os socialistas tinham conseguido pela primeira vez um número de mandatos superior ao PSD.
O PSD conseguiu 41,01%, dos votos, o PS conseguiu 29,44% da votação e o Chega ficou com 18,19%. De resto esta força partidária foi aquela que mais subiu, mas ainda não conseguiu eleger um deputado. Nas legislativas de 2022 o Chega também foi o terceiro partido com mais votos, 8,55% (5619) e desta vez foi aquele que mais subiu, mas ainda não conseguiu eleger um deputado. Ficou a cerca de mil votos desse mandato.
A surpresa da noite foi mesmo o ADN um partido que não fez campanha no distrito, mas ficou em quarto lugar na votação com 2,18% dos votos.
O Bloco de Esquerda conseguiu 1,93%, a Iniciativa Liberal 1,71%, o PCP 1,06%, o Livre 1,0% e o Pan 0,80%.
Fátima Bento, cabeça de lista do PCP, explica o baixo resultado obtido no distrito pela tendência nacional. “Nós fizemos o nosso trabalho e fomos a todo o lado. Falamos com muita gente e cobrimos do distrito todo. É o resultado do descontentamento do OS que não se refletiu na nossa votação”, referiu Fátima Bento.

Pela primeira vez o Partido Socialista apostou numa mulher como cabeça de lista pelo distrito de Bragança, Isabel Ferreira, secretária de Estado do Desenvolvimento Regional. Mas perdeu votos face às legislativas de 2022. Em 12 concelhos do distrito apenas ganhou em Freixo de Espada à Cinta.
Na legislativas de 2022 o Partido Socialista ganhou no distrito, elegendo dois deputados para a Assembleia da República, com 40,30%um total de 26.495 votos. A segunda força política mais votada foi o PSD, com 40,28% 26.480 votos, elegendo um deputado. A diferença entre os dois partidos foi de apenas 15 votos.
A polarização da votação entre PS e PSD, os únicos partidos que têm assento parlamentar com representação brigantina, é a tendência do distrito.
Em 2024 três presidentes de Câmara suspenderam os mandatos para integrar listas de deputados, nomeadamente Benjamim Rodrigues, de Macedo de Cavaleiros, do PS.
Também a Aliança Democrática apostou em dois autarcas no primeiro e segundo lugar, Hernâni Dias, presidente da Câmara de Bragança, e Nuno Gonçalves, presidente da Câmara de Torre de Moncorvo.

Assinaturas MDB