Estrada para a Sanábria com atraso de dois meses
A requalificação da ligação entre Bragança e Puebla de Sanábria, em Espanha, está com um atraso de dois meses. Isso mesmo foi assumido ao Mensageiro pelo presidente da Câmara brigantina, Paulo Xavier.
“Do lado português, as coisas estão a andar. A dificuldade era com a variante a Rio de Onor, com o ponto de entrega da obra a Espanha. Foi feito um trabalho excelente.
De uma forma simples, eu e o presidente da Junta de Freguesia reunimos com os responsáveis do lado espanhol e, nesse mesmo dia, tivemos, pela primeira vez, a noção daquilo que Espanha está a fazer. Têm o projeto todo feito e estão mais adiantados do que nós”, disse Paulo Xavier.
No entanto, do lado português, o projeto deverá estar pronto no final do ano.
“Se tudo correr bem, em dezembro poderá ser aberto o procedimento concursal. Estamos com dois meses de atraso. Em fevereiro, no máximo março, contamos fazer a entrega da obra”, admitiu o autarca brigantino.
Neste momento, a dúvida prende-se com o local em que a via do lado português entroncará na parte espanhola.
“Tínhamos três possíveis pontos de encontro e estamos a tentar encontrar o melhor para todos”, explicou Paulo Xavier.
Seca preocupa por causa da produção de castanha
Entretanto, o presidente da Câmara de Bragança admitiu, também, alguma preocupação com a situação de seca na região e o impacto que isso terá na produção de castanha deste ano.
“Os produtores não estão a prever um bom ano de castanha. Haverá uma quebra muito grande na produção. A chuva não se fez sentir no tempo certo e produtores vão ter alguma dificuldade com isso”, frisou.
Por isso, pensa em preparar um relatório da situação para o fazer chegar ao Governo.
“Depois de termos um panorama geral é que poderemos fazer um relatório do que é concreto e das zonas mais afetadas, para fazermos chegar ao Ministério da Agricultura, que é quem poderá dar uma ajuda nesse aspeto”, concluiu Paulo Xavier.