Diocese

Faleceu a Ir. Maria Eugénia Vilar Dias, das Servas Reparadoras Franciscanas

Publicado por . em Sex, 2023-12-29 10:37

Faleceu esta quinta-feira, de doença súbita, a Ir. Maria Eugénia Vilar Dias, da Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado.

A Ir. Maria Eugénia Dias nasceu na aldeia de Loivos, Diocese de Vila Real, a 27 de julho de 1961. Foi admitida ao Postulantado da Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras em 2 de fevereiro de 1980, vindo a professar a 15 de agosto de 1982. Integrou a Comunidade de Sendim, dedicando-se ao apoio e acompanhamento das meninas do internato.

Em 1985 integra a Comunidade de Chaves, ficando a apoiar, como coordenadora, o Jardim de Infância do Centro Social e Paroquial.

No início do ano pastoral de 1990-91 veio para Macedo de Cavaleiros para assumir o cargo de Mestra de Postulantes. De outubro de 1991, e durante 3 anos, permaneceu em Madrid – Espanha frequentando no Instituto de Vida Religiosa – Escola de Formação Regina Apostolorum, o curso de “Idoneidade e atualização para o professorado do Ensino Religioso”.

No ano pastoral de 1994/95 inicia a sua missão como Mestra de Noviças, em Macedo de Cavaleiros. No ano seguinte acumularia o cargo de Mestra de Postulantes. Ainda nesse ano começou também a lecionar a disciplina de Religião e Moral no Colégio de Nossa Senhora da Paz, em Chacim.

Em Macedo de Cavaleiros destaca-se também o seu trabalho pastoral: catequese e orientação do Grupo Coral, celebrações da Palavra.

Entre os anos 1995-98 frequenta o II Curso de Música Litúrgica, na vertente de Diretores de Coro.

Fez parte do secretariado da JEF, assumindo a sua orientação em 2004. Em Agosto de 2004 é nomeada Superiora da Comunidade de Nossa Senhora de Fátima, em Macedo de Cavaleiros – cargo que exerceria até Agosto de 2007 – e assume também a orientação do Centro Infantil de Nossa Senhora de Fátima, como encarregada geral.

No ano 2009 foi indigitada pela Superiora Geral e seu Conselho para continuar a assumir o cargo de Mestra de Noviças mas em Moçambique, na Casa de Santa Marta, tendo partido para esta missão no dia 8 de outubro de 2009. Nos anos que se seguiram assumiu cumulativamente o cargo de Mestra de Postulantes, tendo acompanhado vários grupos em formação.

Faleceu repentinamente ao final do dia 28 de dezembro de 2023.

Damos graças ao Deus da vida e do amor pela graça que nos concedeu na vida e na missão da Ir. Eugénia. Mulher sempre atenta e disponível, proativa e dedicada, não se poupando a sacrifícios na sua entrega.

À congregação e à família enlutada, o Mensageiro endereça sentidas condolências.

Assinaturas MDB