FUTEBOL

GD Bragança vence Machico com reviravolta e consolida terceiro lugar

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 11/09/2025 - 14:01

O Grupo Desportivo de Bragança venceu, este domingo, a Associação Desportiva de Machico por 4-1, em partida referente à 9.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal. A equipa brigantina protagonizou uma reviravolta convincente, após um primeiro tempo menos conseguido, selando o triunfo com uma segunda parte de elevado nível no Estádio Municipal de Bragança.

A manhã solarenga parecia favorecer o conjunto da casa, mas foi o Machico a adiantar-se no marcador logo aos 7 minutos. Willian, de cabeça, aproveitou um canto batido por Campos para inaugurar o marcador e colocar os madeirenses em vantagem. Durante a primeira parte, a formação visitante demonstrou maior organização e critério, criando inclusive oportunidades para ampliar o resultado perante um Bragança algo apático e incapaz de impor o seu jogo.

A resposta surgiu no segundo tempo. André Irulegui promoveu as entradas de Nuninho e Estanga, retirando Machado e Baio, e regressou a um sistema de dois centrais. As alterações surtiram efeito imediato. Aos 49 minutos, Carlos Ferreira foi derrubado na área por Nuno Freitas e, na conversão da grande penalidade, Nuninho restabeleceu a igualdade.

O mesmo Nuninho voltou a marcar, novamente de penálti, aos 61 minutos, após falta do guarda-redes Encarnação sobre Carlos Ferreira, colocando o Bragança pela primeira vez na frente. Motivada, a equipa transmontana assumiu definitivamente o controlo da partida e ampliou a vantagem aos 70 minutos, por Estanga, que finalizou com eficácia.

Já em tempo de compensação, Trigo fechou as contas em 4-1, após excelente trabalho de Estanga na linha de fundo.

No final do encontro, André Irulegui destacou a importância da reação da sua equipa. “O golo sofrido logo aos 7 minutos teve impacto no plano que delineamos. Foi difícil superar esse momento, mas no intervalo mexemos bem e na segunda parte tivemos outra resposta. O golo do empate foi uma vitamina enorme. As alterações resultaram e os jogadores que entraram foram decisivos. Esta vitória é importante e permite-nos trabalhar com outro ânimo durante a paragem”, referiu o técnico.

Do lado do Machico, Élio Martins lamentou a quebra exibicional na segunda metade.“Na primeira parte tivemos identidade e vontade de vencer frente a uma equipa experiente e com muita qualidade. Mas na segunda parte voltou o ‘fantasma’ que nos tem perseguido — entrámos desconcentrados e pagámos caro. Se há jogadores sem capacidade para competir a este nível, é preciso provocar um abanão para garantir a manutenção”, afirmou.

Deste modo, o GD Bragança reforça o terceiro lugar da Série A, somando agora 16 pontos. Já o Machico ocupa a 12.ª posição, com 8 pontos. A jornada prossegue esta tarde com os encontros Camacha–Brito, Vilaverdense–São Martinho, Mirandela–Chaves B, Celoricense–Vianense e Monção–Limianos.

Foto: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB