Miranda do Douro

Investimento na recuperação do moderno escondido de Picote pode chegar aos 36 milhões de euros depois da conclusão de todas as intervenções

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2021-05-06 12:04

No final da recuperação do património arquitetónico conhecido por moderno escondido, a requalificação pode custar à EDP- Produção um total de 36 milhões de euros. Valor que a empresa não quer comentar porque ainda não está fechado.
Depois da recuperação da Pousada e da capela, vai avançar em breve a terceira fase do projeto que passa pela recuperação das cinco habitações do conjunto arquitetónico localizadas em Barrocal do Douro na freguesia de Picote, no concelho de Miranda do Douro. O presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro já manifestou o seu agrado face ao anúncio dste novo investimento há muito reivindicado pelo município. “É uma necessidade e há muito que o vinha dizendo. A recuperação deste conjunto vai de encontro às nossas expetativas”, explicou Artur Nunes.

As obras de recuperação poderão avançar ainda este ano nas antigas casas dos engenheiros, uma série de moradias, construídas para alojar os engenheiros durante a construção das barragens do Douro Internacional, mas que foram abandonadas e agora estão muito degradas.
Esse núcleo urbano de Barrocal do Douro é um dos mais representativos exemplares do Moderno Escondido em Portugal.
Está também prevista a realização de uma exposição sobre o Moderno Escondido na Arquitetura Portuguesa em Miranda do Douro em 2022.

Assinaturas MDB