Língua Mirandesa vai ter uma Estrutura de Missão que será criada até ao final do mês
O Grupo de Trabalho para a Promoção da Língua Mirandesa esteve reunido dois dias em Miranda do Douro onde preparou do relatório final a sua estratégia de proteção e promoção, que vai ser criada uma Estrutura de Missão até ao final deste mês e que vai operar até 2028.
O grupo de trabalho foi criado em fevereiro deste ano e os últimos acertos para a criação desta nova entidade já foram efetuados e que daqui a quatro anos poderá dar lugar a uma Fundação ou outro organismo de defesa da língua e cultura mirandesa.
Este Grupo de Trabalho para a Promoção da Língua Mirandesa, constituído pelo Despacho n.º 1294/2024, onde este relatório final, que delineia uma estratégia de proteção e promoção da língua mirandesa, vigorará entre 2024 e 2028.
O relatório destaca a proposta de criação de uma Estrutura de Missão, responsável pela implementação desta estratégia, e aponta recomendações específicas para assegurar a preservação eficaz “desta herança cultural única”.
Neste relatório é dito que a Estratégia de Promoção e Proteção da Língua Mirandesa está alicerçada em quatro grandes objetivos estratégicos, sendo eles, a Criação de uma Estrutura de Missão, a garantia de recursos para a preservação da língua.