Macedense confirma favoritismo e vence a primeira edição da Taça de Elite de Futsal

O Grupo Desportivo Macedense conquistou, este sábado, a primeira edição da Taça de Elite de Futsal, ao derrotar o Clube Desportivo de Miranda do Douro por 5-8, na final disputada no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira, em Bragança.
A competição, organizada pela Associação de Futebol de Bragança, juntou quatro equipas do distrito e marcou o arranque oficial da temporada de futsal.
O encontro decisivo colocou frente a frente o CD Miranda do Douro, que conquistara na véspera a Supertaça Distrital ao vencer a Casa do Benfica de Alfândega da Fé por 4-3, e o GD Macedense, que eliminara o CA Mogadouro por expressivos 6-0.
O marcador foi inaugurado por Patrick Simão, aos 8 minutos, com um desvio ao segundo poste. A vantagem foi ampliada por Patrick Erick, aos 15’, num remate que ainda desviou em Miguel Diz antes de entrar. O CD Miranda do Douro reagiu e reduziu para 1-2 por Vítor Hugo, aos 18’, após assistência de Miguel Diz.
Na segunda parte, Miguel Diz empatou a partida (2-2) logo aos 21’, mas a resposta macedense foi imediata: Richie (23’), Patrick Simão (25’) e Pedro Miguel (26’) colocaram o resultado em 2-5.
O CD Miranda do Douro voltou a acreditar com um golo de Meneses (28’), mas Babau e Pedro Miguel ampliaram para 3-7. Miguel Castro reduziu novamente aos 30’ (4-7), mas Patrick Simão, aos 36’, completou o hat-trick, antes de Vítor Hugo fechar o marcador em 5-8, aos 38 minutos.
No final da partida, Bruno Angélico, treinador do GD Macedense, sublinhou a importância da nova competição. “Quero dar os parabéns à Associação de Futebol de Bragança pela criação deste torneio, que já devia existir há mais tempo. É uma ajuda importante para os clubes na preparação da época. O objetivo era vencer, conseguimos, mas fica um sentimento agridoce porque não fizemos o jogo que desejávamos. Temos de ser exigentes. O foco agora é o campeonato nacional da 3.ª Divisão, com o objetivo claro de regressar ao patamar de onde viemos.”
Vítor Hugo, responsável do CD Miranda do Douro, destacou a atitude da equipa. “Sabíamos das dificuldades que o Macedense iria criar, por ser uma equipa de um patamar superior, mas fomos competentes e lutámos pelo resultado. Algumas distrações custaram caro, mas foi um jogo positivo que nos ajuda a crescer e a preparar melhor a época.”
Patrick Simão, autor de três golos, reforçou a motivação do grupo. “Parabéns à AF Bragança pela iniciativa, é uma competição fantástica. Os golos são importantes, mas o mais relevante é sentir a equipa unida e focada nos objetivos do clube.”
Também António Ramos, presidente da AF Bragança, fez um balanço positivo da estreia da prova. “A Taça de Elite é uma aposta bem conseguida. Permite dar competição às equipas que nos representam nacionalmente e dar palco ao distrital. A ideia é que esta competição prevaleça e vá a ser melhorada ao longo dos anos.”
No encontro de atribuição do terceiro e quarto lugares, o Clube Académico Mogadouro venceu a Casa do Benfica de Alfândega da Fé por 1-6, assegurando a medalha de bronze.
Fotos: Guilherme Moutinho