Nordeste Transmontano

Mais de 1180 visitas domiciliárias feitas pelas equipas dos cuidados paliativos de proximidade

Publicado por . em Qua, 2024-02-28 14:29

Em 2023 as Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP) deram acompanhamento 147 doentes, tendo sido realizadas 904 consultas domiciliárias e contactos telefónicos médicos, bem como 1.184 visitas domiciliárias ou contactos telefónicos de enfermagem, revelou a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.
Este suporte em fim de vida permitiu ainda assegurar a 25,4% das pessoas-doentes o desejo de permanecer os últimos dias no domicílio.

A ULS conta, atualmente, com Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP) que se deslocam diariamente nos concelhos da Terra Fria, da Terra Quente e do Planalto Mirandês, indo ao encontro das necessidades da população. Dos 12 concelhos do distrito de Bragança, 11 estão cobertos por este serviço, que funciona numa estreita articulação entre os Cuidados de Saúde Hospitalares e os Cuidados de Saúde Primários.
A ECSCP da Terra Fria - Bragança, foi criada em 2015, para assegurar cuidados paliativos especializados a doentes e suas famílias, no domicílio/família de acolhimento/estrutura residencial para idosos ou portadores de deficiência/unidade de cuidados continuados em todo o concelho.
A Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos da Terra Fria - Bragança partilha os recursos humanos da área de Enfermagem com a Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) da Unidade Hospitalar de Bragança, que integra uma médica e as duas enfermeiras em regime de partilha da sua atividade com a intervenção na comunidade.
A funcionar desde o final de 2013, esta Equipa presta aconselhamento e apoio diferenciado a doentes internados, assim como a profissionais de saúde e serviços hospitalares. A sua área de atuação foi alargada, em janeiro de 2023, com a implementação da Consulta Externa, com periodicidade semanal.
No âmbito da sua atividade, a EIHSCP de Bragança acompanhou, em 2023, 34 utentes em Consulta Externa, que se traduziram num total de 345 avaliações médicas e de enfermagem, em formato presencial e não presencial. Por sua vez, em regime de consultoria ao internamento, foram avaliados 168 doentes na Unidade Hospitalar de Bragança.

Assinaturas MDB