Nordeste Transmontano

Morreu Amadeu Ferreira, poeta, escritor, jurista e um dos maiores defensores da língua mirandesa

Publicado por FP/AGR em Seg, 2015-03-02 09:46

Faleceu este domingo, em sua casa, em Lisboa, Amadeu Ferreira, escritor, poeta, jurista, antigo colaborador do Mensageiro de Bragança e um dos maiores defensores da língua mirandesa, vítima de doença prolongada, anunciou a família, em nota enviada às redações.
Natural de Sendim, concelho de Miranda do Douro, Amadeu Ferreira nasceu a 29 de junho de 1950. Há cerca de um ano que lutava contra um cancro no cérebro.
Era presidente da Associaçon de la Lhéngua i Cultura Mirandesa, presidente da Academia de Letras de Trás-os-Montes, vice-presidente da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), professor convidado da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Bragança e, desde 2004, comendador da Ordem do Mérito da República Portuguesa.
A sua biografia e o seu mais recente livro, “Belheç / Velhice”, têm lançamento marcado para quinta-feira, na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.
Cumprindo-se a sua vontade, o corpo será cremado. Não haverá cerimónias fúnebres.
Serão realizadas duas homenagens em sua memória esta semana: uma amanhã, terça-feira, a partir de meio da tarde, em Lisboa, na Casa de Trás-os-Montes, e outra na quarta-feira, à tarde, na Casa da Cultura de Sendim, onde os amigos poderão prestar-lhe homenagem, lendo textos da autoria do escritor ou simplesmente estando presentes.

Assinaturas MDB