Miranda do Douro

Município equaciona “profissionalizar” grupos de pauliteiros do concelho

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2016-07-07 16:03

O município de Miranda do Douro pretende apostar na “profissionalização” dos grupos de pauliteiros existentes no concelho e ao mesmo tempo colocar à consideração de cada uma das formações o futuro dos pauliteiros no território.
O presidente da câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes disse que a ideia passa por analisar a forma de dançar de cada um dos grupos, e assim haver um ponto de partida para a discussão e análise da atuação de cada uma das formações.
“Queremos analisar as diferenças e semelhanças de cada um dos grupos e direcionar o futuro dos pauliteiros no território nacional. Penso que seria importante encontrar um padrão comum para alguns’ lháços’ (danças) para assim poderem ficar tipificadas nas comunidades de dançadores”, adiantou o autarca. Para o efeito, a cidade de Miranda do Douro, vai acolher o 1º encontro de Pauliteiros, no dia 15 de julho, sendo o objetivo da iniciativa, reunir o maior número de Pauliteiros do concelho transmontano para assim promover uma debate mais amplo em relação á profissionalização dos grupos. “Pretendemos clarificar conceitos e desmontar ideias feitas erróneas sobre muitos dos aspetos relacionados com a dança dos paus”, enfatizou o autarca.

Tags

Assinaturas MDB