FUTEBOL FORMAÇÃO

“A nossa missão é formar atletas de acordo com a identidade e valores do Clube”

Publicado por Guilherme Moutinho em Qui, 2021-09-02 12:50

António Parente, de 48 anos, é o Presidente e Coordenador da Formação do Futebol Clube Mãe d’Água. Em entrevista ao Mensageiro de Bragança, António Parente revela a base do projeto de crescimento do Mãe d’Água. Um clube em crescimento, com cerca de 120 atletas, que aposta na formação de jovens futebolistas com valores sólidos à imagem da instituição que representam.

- Em que valores assenta o projeto de formação do Futebol Clube Mãe d’Água?

Os valores do projeto de formação do Futebol Clube Mãe d´Água “FCMA” assentam em 3 pilares estratégicos:

Valores Desportivos - O principal valor deverá ser sempre o do estímulo da aprendizagem, da decisão, do livre arbítrio e o de não ter medo de errar. Faz parte do processo formativo do atleta e esses valores devem ser incutidos nos jovens. Isso fará sem dúvida a diferença na formação deste, seja enquanto pessoa ou enquanto atleta.

Valores Éticos e Morais - Os principais valores serão sempre o do respeito, da educação, do apoio incondicional e da motivação dos atletas independentemente se jogam ou se ganham. Valores como a Humildade, Entrega, Esforço, Solidariedade, Companheirismo, Compromisso, Resiliência, “Orgulho e Altivez”, devem ser a bandeira identificadora de todas as equipas dos vários escalões e todos os quadros técnicos

 Valores Educativos - Pais, treinadores/clubes e escola devem “trabalhar” no sentido de permitir ao atleta conciliar estudos e desporto sem este ter, a qualquer altura da sua vida, que escolher entre “a escola ou o futebol”. Ambos são importantíssimos e ambos devem fazer parte da sua formação enquanto ser humano.

O principal valor será sempre o da educação e do desporto, nunca, um em detrimento do outro, mas antes um em complemento do outro.

Respeito pelas Leis e pelos outros, liberdade de expressão, trabalho em equipa e solidariedade.

- Como surgiu o seu envolvimento no clube e qual o seu papel no desenvolvimento do mesmo?

Em 2013 fui convidado para treinador da equipa B do escalão de Infantis do clube, onde na altura competíamos na Associação de Futebol de Bragança como Futebol Clube Mãe d’Água e participávamos em torneios como Escola Geração Benfica, ao abrigo do Protocolo estabelecido na altura com o Sport Lisboa e Benfica.

Posteriormente, fui convidado para Vice-Presidente numa nova Direção com o intuito de reforçar o estatuto e reputação do clube quer na cidade, quer junto da sociedade local.

Desde que tomei posse como Presidente, desenvolvemos um trabalho muito gratificante com os nossos atletas da formação, enquanto efetuamos uma difícil e exigente recuperação financeira do clube, dada a situação grave herdada em 2017.

Atualmente, o clube já respira bastante saúde e apresenta uma enorme vitalidade e dinâmica.

Entrei no clube numa fase muito complicada, mas de cabeça erguida. Quando chegar a minha altura de sair, que espero que seja por daqui a muitos anos, certamente ainda mais erguida irá estar dada a qualidade do trabalho que temos vindo conseguido realizar.

- O FCMA aumentou exponencialmente o seu número de atletas. Que fatores motivaram esse crescimento tendo em conta o cenário de pandemia que afeta a nossa sociedade?

Nos últimos anos o clube faz uma aposta muito forte na dinamização e melhoramento de todo o seu modelo de formação bem como na qualificação dos seus recursos humanos. Na transição de Direções, em 2017, com a instabilidade verificada na altura e dadas as incertezas relativamente ao futuro, o clube passou por momentos difíceis, culminando na saída de muitos dos seus atletas para outras instituições desportivas. Felizmente, com muito trabalho e dedicação de toda a estrutura bem como dos Pais que se mantiveram fiéis ao nosso lado, conseguimos estabilizar e fortalecer ainda mais o clube.

O Futebol Clube Mãe d’Água pretende cada vez mais perfilar entre as melhores organizações de futebol de formação na região de Trás-os-Montes e Alto Douro. 

Com o reconhecimento pela excelência na formação de atletas de alto nível, proporcionando também aos mesmos uma experiência enriquecedora e transformadora nas dimensões pessoal, social e profissional.

O FCMA funciona como uma verdadeira família, unida, onde o foco está a 100% na formação, com o propósito de satisfazer e exceder diariamente as expectativas dos seus atletas e respetivos pais e/ou encarregados de educação, fundamentais neste percurso. Todas as opiniões e sugestões de melhoria são bem-vindas e encaradas como parte crucial do processo de melhoramento de todo o modelo de formação implementado.

Para nós, a formação não é uma bandeira eleitoral agitada a espaços nem tão pouco um negócio onde apenas importam o número total de atletas e estatísticas associadas. No FCMA, a formação é todo um projeto em que a motivação e objetivo fulcral é proporcionar aos nossos atletas momentos marcantes e experiências felizes durante o seu processo de formação e crescimento, que mais tarde esperamos que recordem com carinho, nostalgia e muito orgulho. Primeiro, queremos que sejam felizes e que se divirtam a praticar o desporto que mais gostam, enquanto evoluem.

Assim a nossa missão é formar atletas de acordo com a identidade e valores do Clube, dando prioridade ao desenvolvimento global, aos níveis desportivo, social e cultural. Permitir ainda aos jovens com maior apetência para o futebol aceder a patamares de rendimento superior.

Nesse sentido, proporcionamos aos nossos atletas ao longo destes últimos anos, inúmeras atividades e participações em torneios e convívios nacionais e internacionais.

Funcionando inclusive, oficiosamente, como embaixadores de Bragança assim como, a possibilidade de participarem em vários jogos-treino e treinos de captações, por mérito próprio, em outros clubes de renome e dimensão nacional, dadas as boas relações e parcerias estabelecidas nomeadamente com o Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal, Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Braga, Boavista Futebol Clube, entre mais alguns.

Recentemente num treino de captação do Sport Lisboa e Benfica, efetuado em Vila Real fomos, orgulhosamente, o clube mais representado de Trás-os-Montes e Alto Douro com 15 atletas presentes, reconhecimento da qualidade dos nossos atletas e do trabalho efetuado com os mesmos. Estes atletas foram selecionados pelo seu talento, compromisso, dedicação, atitude e não, por influências externas ou interesses pessoais, institucionais e de patrocinadores, que infelizmente muito se verifica atualmente nestes contextos.

No FCMA todos os atletas contam, sendo tratados justamente e com acesso a todas as oportunidades igualmente, independentemente do seu talento, estrato social ou condição socioeconómica. 

Foto: Guilherme Moutinho

Notícia completa para assinantes
JÁ É ASSINANTE?https://www.mdb.pt/user/register

Assinaturas MDB