Bragança

Nova direção dos bombeiros de Bragança fica com apenas dois mil euros até final do mês

Publicado por António G. Rodrigues em Seg, 2019-09-23 12:35

A nova direção da Associação Humanitária dos Bombeiros de Bragança encontrou apenas 125 377,27 euros nas contas à data da tomada de posse, na passada quarta-feira, mas que se reduzirão a pouco mais de dois mil euros depois de pagos os compromissos assumidos até final do mês.
O anúncio foi feito em conferência de imprensa, após uma reunião “de caráter urgente” convocada para a passada sexta-feira à noite, do novo órgão dirigente.
Este “esclarecimento”, feito pelo tesoureiro Luís Brás, surge após um comunicado enviado aos órgãos de comunicação social na passada quarta-feira pela direção cessante, em que se anunciavam os resultados de uma auditoria, que apontava para 450 mil euros de herança para a nova direção.
Contudo, desses 450 mil euros, 210 mil referem-se a dívidas de clientes, que se encontram por pagar.
No entanto, nos nove meses entre a data a que se reporta a auditoria (31 de dezembro de 2018) e a passagem de testemunho (17 de setembro) medeiam quase nove meses, em que a dívida de clientes cresceu para os 265 mil euros e em que foram pagas algumas viaturas que tinham sido adquiridas.
“Não podemos considerar os valores a receber dos clientes como liquidez porque, de facto, não é, pois não sabemos quando vamos receber esses valores”, explicou o vice-presidente Luís Gonçalves.
Assim, sobram nas contas da associação 125 mil euros.
“Desses, temos de pagar nos próximos dias 102 mil euros em compromissos, como vencimentos ou pagamentos ao Estado, para além de uma garantia bancária de 20 mil euros, devido aos combustíveis. Desta forma, no final do mês temos apenas cerca de dois mil euros disponíveis”, frisou Luís Brás.

(Leia mais na edição impressa)

Assinaturas MDB