Política

PDR vai lutar para aumentar a votação no distrito

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2019-08-29 11:24

O cabeça de lista do Partido Democrático Republicano (PDR) pelo círculo eleitoral de Bragança, Manuel Vitorino, lamenta que "não haja uma oposição forte (ao governo do PS) e que o PSD, como principal partido da oposição, se deixe ludibriar", referiu depois da entrega das listas de candidatos a deputados pelo distrito no Tribunal, na passada sexta-feira.

A perda de população que leva à redução do número de eleitores e, consequentemente, de deputados, mereceu reparos por parte do advogado brigantino, principal rosto do PDR na região. "São as misérias deste país. Diz-se que se luta, que se luta, mas cada vez há mais assimetrias, cada vez há mais mentiras. Temos pena que não haja uma posição forte", criticou.

As alterações à legislação laboral (Código do Trabalho), promulgadas este verão pelo Presidente da República, são reprovadas por Manuel Vitorino no que respeita ao alargamento do período experimental dos contratos para jovens à procura do primeiro emprego e desempregados de longa duração. O cabeça de lista do PDR discorda que o período experimental aumente de três para seis meses. "O governo faz passar a ideia de que é benéfico, mas isso significa que a entidade patronal tem direito durante seis meses, sem rigorosamente explicar nada ao trabalhador, de poder despedi-lo, sem causa nenhuma, sem indemnização alguma. Quando o governo fez passar a mensagem que criava estabilidade", descreveu.

Disparando em várias direções, tanto a nível nacional como local, a malha do crivo do candidato do PDR é apertada. Também as obras em curso na cidade de Bragança, nomeadamente na Avenida Sá Carneiro e as previstas para a João da Cruz, ambas as artérias vão ser dotadas de ciclovia, estão na mira de Vitorino, que discora dos projetos. O advogado está, inclusivamente, a ponderar intentar uma ação no Tribunal Administrativo de Mirandela contra as empreitadas. "A favor da segurança das pessoas, porque bicicletas e peões juntos, não", acrescentou.

A lista do PDR é composta de muita diversidade, incluindo também um aluno de Cabo Verde, um invisual que é professor, uma empresária e uma funcionária dos CTT.

O PDR parte para o terreno com a expectativa de aumentar a votação nas legislativas. "A esperança é a última a morrer. Espero que alguma vez entendam que um deputado é para parlamentar e ainda não ouvi nenhum. É para falar, é para dizer qualquer coisa sobre Bragança, é para fazer por Bragança o máximo que puder, e pelo nosso distrito. Nós daremos voz ao distrito", disse Manuel Vitorino que considera ser tempo para instituir limitação do número de mandatos dos deputados da Assembleia da República. "Porque não o fazem para eles próprios (deputados)? Se há limitação o Presidente da República e para os autarcas. É autoelogio? O autoelogio é vitupério. Isso é tacitamente é um autoelogio", afirmou lamentando ainda que a oposição não se tenha manifestado contra a requisição civil durante a greve dos motoristas de matérias perigosas. "Somos um país de alfarrobas", acusou.

Assinaturas MDB