Freixo de Espada à Cinta

Prémio literário Guerra Junqueiro homenageia grandes nomes da literatura lusófona

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2021-09-02 11:33

A vila manuelina de Freixo de Espada à Cinta acolhe a 5ª edição entre amanhã e sábado, a quinta edição do FFIL – Freixo Festival Internacional de Literatura, uma iniciativa tida “como uma referência cultural para a literatura em língua portuguesa”.
O poeta Guerra Junqueiro (15 de setembro de 1850 a 07 de julho de 1923), natural de Freixo de Espada à Cinta, é patrono deste evento e dá o seu nome a um prémio que pretende destacar, todos os anos, autores que, de alguma forma, refletem a influência de Guerra Junqueiro, pelo compromisso e pela importância que o escritor e diplomata foi no seu tempo.
"O Freixo Festival Internacional de Literatura - FFIL reflete o ideal que prosseguimos, e a missão que nos cumpre, enquanto administração autárquica, fazedora e mobilizadora de causas. Acresce ainda o cruzamento com todas as nações que têm o português como a sua língua mãe, onde cabe a atribuição do Prémio Literário Guerra Junqueiro para a Lusofonia," revelou a anfitriã em Portugal do FFIL e presidente da câmara de Freixo de Espada à Cinta, Maria do Céu Quintas.
O Prémio Literário Guerra Junqueiro 2021 é atribuído é nesta edição do FFIL à escritora Hélia Correia, também ela uma influência de Guerra Junqueiro tanto na parte literária, na sua poesia e no discurso poético da sua obra, como nas convicções políticas que sempre entusiasmaram estes grandes nomes da literatura nacional.
A vida e obra do poeta freixenista Guerra Junqueiro será o mote para todas as intervenções culturais, com destaque para o uso da língua portuguesa, onde os escritores se reúnem para debater e explorar toda a vivência do seu tempo, sempre atual.
A autora Lídia Machado dos Santos marcará presença no festival literário do Douro Superior com ‘A Velhice do Padre Eterno de Guerra Junqueiro’ uma obra que foi a base do seu pós-doutoramento em Literatura Portuguesa e Lídia Praça, outra autora transmontana, levará até Freixo de Espada à Cinta ‘O Eco das Minhas Pátrias’, “uma viagem da autora onde não faltará a exaltação a Guerra Junqueiro”.
“A defesa da comunidade lusófona, quando informada e participativa, apresenta contributos vitais e decisivos para um desenvolvimento tanto a nível individual como coletivo, de uma comunidade em diáspora, se manifesta e desenvolve”, realçam os promotores do festival literário.
Este prémio literário, alargado à Lusofonia, “realça aquilo que deve ser a valorização e defesa da língua portuguesa como veículo e património cultural de uma identidade lusófona”, acreditam os promotores.

Assinaturas MDB