Vila Flor

“A Terraflor está viva e já é uma marca”, diz Fernando Barros

Publicado por SM em Qui, 2019-08-29 11:10

Vila Flor acolheu entre os dias 22 e 25 de agosto mais uma edição da Feira de Produtos e Sabores. O balanço “é muito positivo” num ano em que se destaca “o elevado número de visitantes e a grande participação das instituições e associações do concelho”, explicou o autarca Fernando Barros.

O número de expositores ultrapassou a centena, desde produtos regionais, artesanato, e diversas marcas e instituições do concelho. A maioria quer divulgar aquilo que tem ou faz e há sempre quem aproveite para fazer algum negócio.

Carla Gomes representa uma empresa de vinhos de Santa Comba da Vilariça.

“Apesar de termos mais de dez anos e trabalharmos muito para fora, ainda somos pouco conhecidos entre a população do concelho, por isso, aqui, o nosso objetivo é a divulgação. Queremos mostrar quem somos, o que vendemos, isso é o principal”, explicou.

Do lado dos enchidos, e com espaço comercial aberto em Vila Flor, Maria Antónia Peixoto faz questão de marcar presença em todas as edições até porque, como a própria reconhece, “sabemos que a organização faz isto para nos ajudar”. “Penso que o local onde se realiza a feira é um pouco escondido,  mas mesmo assim vamos sempre vendendo e vem gente de fora que leva os nossos produtos um ano e no próximo regressa e leva novamente”.

Com produção de óleos essenciais e comésticos naturais, a empresa que Ana Pereira representa não é nova nestas andanças, até porque “vale a pena participar”. “Os clientes regressam de ano para ano, e vem gente de fora como os emigrantes, os campistas e muitos turistas. No nosso caso mostramos que através da agricultura também temos produtos diferentes e inovadores”, rematou.

No balanço de mais uma edição o autarca Fernando Barros não tem dúvidas de que a “Terraflor está viva e já é uma marca”. “É uma forma de projetar Vila Flor e o nome de Vila Flor. Queremos dinamizar a economia, mostrar os nossos produtos”.

 “Tivemos muito publico, muita animação e concertos muito participados por todas as idades. O Parque de Campismo estava quase lotado e os hotéis e alojamentos do concelho também”.

O programa da Terraflor teve ainda o Dia do Mundo Rural com os Concursos Pecuários, momentos desportivos com a presença da comitiva da Seleção Masculina de Voleibol e no dia 24  a Festa e Honra de São Bartolomeu.

 

Desafios para o futuro do turismo juntou especialistas

 

Incluído no programa da XVI Terraflor, realizou-se na passada sexta feira, o seminário “Turismo – Desafios do Futuro”.  Diferentes oradores apresentaram projetos, mostraram o que já se faz e falaram dos territórios e das principais tendências. No mesmo dia o Mensageiro de Bragança esteve representado numa mesa redonda com jornalistas da região para falar do papel destes profissionais na divulgação e promoção dos territórios.

No dia anterior tinha decorrido o Seminário “Desafios para a Hortofloricultura em Trás-os-Montes.

No rescaldo das iniciativas, o autarca Fernanda Barros referiu a “importância dos temas”. “Apesar de pouco participados, foram temas muito pertinentes e enriquecedores”, rematou.

 

Assinaturas MDB