Uma explosão seguida de incêndio faz um ferido grave na Adega Cooperativa (em atualização)

Uma explosão seguida de incêndio numa cuba que armazenava aguardente instalada na Adega Cooperativa de Freixo de Espada à Cinta (ACFEC) provocou esta quarta-feira ferimentos graves a um homem de 27 anos.
Segundo o Comandante Distrital de Operações de Socorro, João Noel Afonso, a situação foi controlada pelos bombeiros não se tendo verificado a propagação da explosão ou das chamas a outras cubas que estão nas imediações e que contêm vinho.
De acordo com o presidente, da ACFEC, José Santos, “na cuba onde ocorreu a explosão e seguida de incêndio estavam armazenados cerca de 70 mil litros de aguardente”.
Já alguns populares revelaram que “o estrondo foi forte “e ouviu-se um pouco por toda a vila e em alguns locais. “Parecia um terramoto”, garantiram ao Mensageiro.
A ACFEC está localizada no centro urbano da Vila de Freixo de Espada à Cinta, nas proximidades do quartel dos bombeiros e do edifício da Câmara Municipal.
O ferido grave foi helitransportado para uma unidade hospitalar do Porto. Um outro homem foi transportado por precaução para o Serviço de Urgência Básica de Mogadouro “em estado de choque”.
O alerta foi dado as 14:35, de quarta-feira.
Para o local foram mobilizados 25 bombeiros apoiados por oito viaturas e pela equipa médica do helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), estacionado em Macedo de Cavaleiros.
A GNR tomou conta da ocorrência.

