A opinião de ...

Será possível uma ligação ferroviária entre Porto e Zamora?

A associação Vale D`Ouro propôs e defendeu uma ligação ferroviária entre Porto – Vila Real – Bragança – Zamora como melhor valia para as ligações entre Lisboa-Porto Valladolid – Madrid. Curiosamente, o PS Bragança, em Assembleia Municipal recente, não subscreveu positivamente o projecto.
Temos de reconhecer o enorme mérito do trabalho dos proponentes e desenhadores do projecto. Porém, não será fácil que a elite pensante de Lisboa olhe para ele como coisa séria e de importância maior. A cabeça dos membros dessa elite está formatada para proteger a manutenção político-estratégica de Lisboa como centro vital do país e coloca sempre reservas a iniciativas que possam fortalecer as potencialidades regionais. Mas sonhemos. E como primeira abordagem para o sonho, reflictamos sobre as mais-valias de tal linha.
A linha colocaria Porto e Braga mais próximas de Valladolid e de Madrid do que o percurso Porto – Aveiro – Salamanca. Além disso, teria a vantagem de ser útil também a Lisboa na ligação a Burgos, autonomizando-a em relação a Madrid.
Comparemos as distâncias para Madrid e para Burgos tomando por referência a estação distribuidora do Noroeste de Espanha, em Olmedo, Medina del Campo, e o Googlemaps:
- Porto – Zamora – Olmedo, 417 kms;
- Porto – Zamora – Olmedo - Madrid, 569 kms;
- Porto – Aveiro – Salamanca – Olmedo, 450 kms;
- Porto – Aveiro – Salamanca – Olmedo – Madrid, 605 kms;
- Porto – Lisboa-Badajoz – Madrid, 850 kms;
- Porto – Lisboa-Badajoz – Madrid - Olmedo, 960 kms
- Lisboa – Porto – Zamora -Olmedo, 722 kms
- Lisboa – Aveiro - Salamanca – Olmedo, 700
- Lisboa – Badajoz – Madrid, 625 kms.
A comparação dos percursos evidencia que Lisboa e Porto têm de ter ligações autónomas para Madrid e para Burgos. As distâncias, comparadas, produzem uma diferença de tempo de uma hora em alta velocidade, com os respectivos custos. Além disso, a dependência do país de uma alta velocidade sedeada em Lisboa, restringe qualquer possibilidade de desenvolvimento regional atrofiando o Interior.
Porém, a linha Porto-Zamora, a ser adoptada, conflitua, desde já, com a acordada na Cimeira Ibérica de Novembro de 2022, de Aveiro a Salamanca, o que significa que as duas regiões entrariam em conflito tornando difícil a decisão. E uma decisão pela alternativa mais a norte significaria um postergamento da Região Centro.
Não se afigura assim fácil a decisão de construção de uma linha ferroviária entre Porto e Zamora, não apenas pela orografia do território, de dificuldade semelhante ao de Aveiro – Vilar Formoso, mas até pelo custo da ligação entre a fronteira e qualquer das duas localidades espanholas, que teria de ser paga por Portugal como teve de o ser em 1884, entre Barca de Alva e Vitigudiño.
Em termos de custo-benefício, a ligação por Salamanca é mais útil a Lisboa e a ligação por Zamora, beneficia o Porto. Se não for possível construir as duas, teremos de optar pelo que é mais comum às duas regiões, a ligação Aveiro-Salamanca, que é um mal menor para o Porto e Norte.

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