A opinião de ...

De Santa Catarina ao Natal, bom chover e melhor nevar.

Cumpriram-se as previsões e a neve acabou mesmo por aparecer pelo nordeste transmontano na semana passada, e surpreendeu, pois não esperava tanta acumulação como a que acabou por suceder nas montanhas no norte do distrito onde nevou com intensidade, em especial na passada quinta-feira, nas serras de Montesinho, Corôa e Nogueira, quando acabou por nevar também na capital, Bragança, com pouca intensidade e sem acumulação, de qualquer forma foi o suficiente para fazer da nossa cidade a primeira capital de distrito a registar o ansiado elemento branco na presente temporada invernal 2019/20. À neve juntou-se o sincelo, que maravilhou os muitos curiosos que subiram à serra da Nogueira na sexta-feira e no sábado, um verdadeiro espetáculo da natureza que não se vê todos os dias.
A nova semana arrancou com tempo seco que durou apenas algumas horas, e ainda bem, na terça-feira a precipitação voltou, novas frentes atlânticas têm passado sucessivamente pela nossa região, deixando água preciosa que continuamos a necessitar para mitigar a seca que apesar de tudo ainda padecemos, mas que acredito, seja possível ultrapassar até ao final do presente mês de novembro.
Hoje estamos assistir a um novo agravamento do estado do tempo, são esperadas chuvas generosas entre hoje e amanhã, poderão acumular-se em torno a 30 litros por m2 em alguns pontos da região em apenas 48 horas, situação que terá continuidade nos dias seguintes, ou seja, uns dias mais, outros menos, deverá chover praticamente todos os dias até à nossa próxima atualização na edição da próxima semana, pelo que possivelmente terão um período com precipitação superior à média para o período.
No que diz respeito às temperaturas, o cenário mais provável é que deixemos de ter geadas, já que assistiremos a uma recuperação ao longo dos dias, tanto das mínimas como das máximas. As mínimas em Bragança irão oscilar entre os 5 / 6ºC de mínimas na reta final desta semana e os 7ºC / 9ºC na próxima, hoje a máxima não deverá passar dos 8ºC mas na próxima semana já chegaremos aos 12ºC, ainda assim as temperaturas previstas estarão dentro das normais climatológicas para este período.
Poderão acompanhar diariamente as atualizações de toda a informação na página de Facebook e Twitter do Meteo Trás-os-Montes.

Edição
3757