A opinião de ...

É dando que se recebe

Os artigos que escrevo, abordam maioritariamente a temática ambiental. Por um lado, porque a minha vida profissional nos últimos anos está intensamente ligada a essa área, mas, acima de tudo porque gosto do que faço. Diga-se, também que, na atualidade, motivos não faltam para abordar o Ambiente, nomeadamente pela COP27 - Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022, realizada em novembro, no Egito.
Mas, há alturas na nossa vida, que o coração nos inquieta a ser diferentes.
E de facto é incontornável, na nossa atualidade Diocesana, ignorar que, no passado dia 7 de outubro de 2022, Sua Santidade, o Papa Francisco, nomeou o Padre Delfim Jorge Esteves Gomes, do presbitério de Bragança-Miranda, como Bispo titular de Dume e Auxiliar da Arquidiocese de Braga, tendo a ordenação episcopal decorrido no dia 4 de dezembro, na Catedral de Bragança, com todas as solenidades que o ato exige.
E, então, questiono-me será possível conciliar este binómio Religião e Ambiente?! Vou pelo menos tentar. Se falhar, admito, mea culpa.
O D. Delfim Gomes escolheu como lema: «É dando que se recebe» de São Francisco de Assis.
Da minha parte, darei apenas uma modesta opinião não esperando, como é obvio, receber nada em troca. Quero apenas manifestar a minha gratidão ao Homem de quem tenho o privilégio de ser amigo há muitos anos e que esteve comigo nos momentos mais importantes da minha vida. Sim, também momentos difíceis, ultrapassados com a auxílio da medicina e com Fé em Deus.
Estou certo que este meu humilde agradecimento, que só será conhecido pelo D. Delfim, com a publicação neste Jornal, é a voz de muitos homens e mulheres da nossa Diocese e de Vila Flor em particular.
Deixo, pois, um abraço fraterno e que Deus abençoe o Seu e os nossos caminhos.
Mas vejamos então como articular os temas mencionados.
Como se sabe, São Francisco de Assis é o Santo que inspira o Papa Francisco pois, como o próprio escreve na Encíclica LAUDATO SI «tomei o seu nome por guia e inspiração, no momento da minha eleição para Bispo de Roma. Acho que Francisco é o exemplo por excelência do cuidado pelo que é frágil e por uma ecologia integral, vivida com alegria e autenticidade. É o Santo padroeiro de todos os que estudam e trabalham no campo da ecologia, amado também por muitos que não são cristãos».
São Francisco é, hoje, visto como o Santo mais ligado ao Ambiente.
Como escreveu João Paulo II, na Mensagem para o Dia Mundial da Paz de 1990 (1: AAS 82 (1990), 147) a situação atual do mundo «gera um sentido de precariedade e insegurança, que, por sua vez, favorece formas de egoísmo coletivo».
Sejamos, pois, capazes de vencer esse egoísmo e olhar para a «Nossa Casa Comum».
A Todos umas Boas Festas e Excelente Ano Nov

Edição
3915

Assinaturas MDB