Música

Álvaro Cortez e Pedro Emanuel Pereira em concerto inovador no Teatro Municipal de Bragança

Publicado por António G. Rodrigues em Ter, 2021-10-12 10:58

Aos 28 anos, o percussionista Álvaro Cortez juntou-se ao pianista Pedro Emanuel Pereira para um espetáculo inovador, ‘Híbrido’, que chega esta quarta-feira ao Teatro Municipal de Bragança, incluído numa tournée com mais de 50 concertos e que irá passar ainda por Macedo de Cavaleiros, Mirandela ou Vinhais.

Álvaro Cortez é tido como um dos maiores percussionistas da sua geração a nível mundial enquanto Pedro Emanuel Pereira é descrito como um “brilhante pianista”, vencedor, entre outros, do concurso “PianoVoce” em Moscovo.

Álvaro Cortez começou a estudar música em Braga, aos 14 anos, onde fez um curso profissional concluído com 20 valores.

Daí passou à licenciatura, na Universidade do Minho, também na área da música, concluída também com a nota máxima.

Apostou, então, em formação internacional, concluindo dois mestrados, em Berlim, na Alemanha (onde estudou orquestra) e em Antuérpia, na Bélgica (onde estudou percussão a solo).

Neste momento é músico da orquestra da Ópera de Barcelona, depois de já ter estado três anos na Royal Antwerp Symphony.

Ao longo da sua carreira já venceu mais de 20 concursos, nacionais e internacionais.

Sobre o espetáculo que traz agora a Bragança, confessou ao Mensageiro que “nunca foi feito”.

“São três espetáculos diferentes. A ideia é desmistificar que a Música Clássica é chata. É música erudita, mas com influências de jazz, folk, etc. É uma adaptação de música de orquestra para piano. São três andamentos, é muito vivo e com muito ritmo”, garante o percussionista, que irá atuar no Teatro Municipal de Bragança esta quarta-feira, a partir das 21h00.

Para além da parte em conjunto com Pedro Emanuel Pereira, o pianista terá, também, uma intervenção a solo. Álvaro Cortez também tocará uma parte a solo, dedicada à música eletrónica.

Na próxima semana, será a vez de Macedo de Cavaleiros receber esta dupla consagrada.

Assinaturas MDB