Argozelo vence Moncorvo com golo solitário de Pote na 1.ª mão dos quartos
O Minas de Argozelo somou este domingo uma vitória tangencial sobre o Torre de Moncorvo, por 1-0, em encontro da 1.ª mão dos quartos de final da Taça Distrital de Futebol da AF Bragança, disputado no Campo da Cova. O único golo da partida foi apontado pelo lateral Pote, aos 22 minutos, na conversão de um livre descaído para a direita, aproveitando alguma confusão na área adversária.
A equipa orientada por António Forneiro soube tirar partido das características do terreno e criou as melhores oportunidades ao longo do primeiro tempo. Ainda antes do intervalo (46'), Ruizinho falhou uma grande penalidade, assinalada por alegada falta de Marco Reis sobre Hélder Daniel, e, um minuto depois, Dani Ramos viu um golo anulado por fora de jogo, decisão que suscitou protestos junto da equipa local.
No segundo tempo, o Torre de Moncorvo apresentou maior intensidade ofensiva, destacando-se a irreverência de Edison, mas não conseguiu alterar o resultado. O jogo manteve-se fisicamente exigente, com ambas as equipas muito compactas, e nos minutos finais dos descontos, outro golo do Argozelo, apontado por Valentim, foi anulado por fora de jogo, deixando os visitados frustrados.
No final, António Forneiro valorizou a vitória, mas lamentou a escassez do resultado. “Saio do jogo com um sentimento de tristeza. Tínhamos oportunidade de sair daqui com uma vantagem maior. Golos anulados e falhados tornam o resultado penalizador, apesar da vitória. Sabemos das dificuldades que nos aguardam em Moncorvo, pelo relvado natural e outros fatores.”
O Argozelo prepara agora a deslocação a Vinhais, no próximo dia 22 de fevereiro, em jogo que poderá decidir o campeão distrital de 2025/2026. O treinador argozelense quer dificultar a tarefa aos vinhaenses. “Queremos fazer uma grande exibição diante do líder e mostrar que somos Argozelo, para somar mais três pontos. Hoje demos boas indicações para esse desafio.”
Do lado do Torre de Moncorvo, Rafael Corujo salientou que a eliminatória continua em aberto. “Faltam ainda 90 minutos na nossa casa. Sabíamos que era um campo difícil, com muitos duelos e bolas paradas, e o adversário marcou num desses lances. Corrigimos ao intervalo e apelámos à atitude. Jogar bem é melhor, mas nem sempre dá resultados. No futebol o importante é vencer e queremos passar a eliminatória.”
Nos outros encontros dos quartos de final, o FC Vinhais venceu o IPB por 3-0, com Keendji a assinar um 'hat-trick', o Macedo Cavaleiros empatou 2-2 com o Carção, e o Cachão e o Rebordelo terminou com um nulo (0-0).
A 2.ª mão dos quartos de final está marcada para 15 de março, com o seguinte alinhamento: Torre Moncorvo – Minas Argozelo; Carção – Macedo Cavaleiros; IPB – Vinhais e Rebordelo – Cachão.
Foto: Guilherme Moutinho
