FUTEBOL

Artur Santos dá “salto de gigante” no futebol alemão

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2022-07-03 12:10

O guarda-redes Artur Santos, natural de Bragança, que alinhou na temporada passada ao serviço do 1. FCK Portugiesen, que milita na 10.ª Divisão, formalizou contrato com o TuS 04 Hohenecken, da 6.ª Divisão germânica.

O jogador que dividiu a formação entre GD Bragança, FC Mãe d’Água, Montes Vinhais, GD Cachão, GD Chaves, CD Nacional e nos franceses da AC Boulogne-Billancourt, mudando-se para a Alemanha na temporada 2019/2020, onde representou o 1. FCK Portugiesen por três temporadas consecutivas, dá um "salto de gigante" na sua carreira ao assinar contrato pelo emblema da cidade de Kaiserslautern.

“Vim para a Alemanha com um projeto que consistia em jogar no 1. FCK Portugiesen (3.ª equipa do 1. FC Kaiserslautern) durante 1 época, demonstrar o meu valor e dar o salto para uma divisão superior. Tudo isto foi delineado com o Rui Clemente (treinador 1. FCK Portugiesen) e com Márcio Banha da Silva (Diretor Desportivo do 1. FCK Portugiesen). O plano não correu como esperado, pois a pandemia da COVID-19 acabou por interferir nos objetivos traçados. Assim sendo, só na época 2021/2022 é que foi possível voltar à normalidade e realizar um campeonato completo, onde conseguimos ser campeões. No decorrer desta temporada, fui também chamado a treinar regularmente com a equipa de sub-21 do 1. FC Kaiserslautern, tendo sido convocado para 4 jogos oficiais. O desempenho individual e coletivo no 1. FCK Portugiesen foi ótimo e com tudo isto surgiu o interesse do TuS 04 Hohenecken, clube onde jogarei na época 2022/23”, revelou o guarda-redes ao Mensageiro de Bragança.

Desde 2019 em solo germânico, Artur Santos mostra-se completamente adaptado à nova realidade e o objetivo é continuar emigrado. “Têm sido uma experiência muito enriquecedora a todos os níveis. Nestes dois últimos anos e meio, cresci muito dentro e fora de campo. Estou a experienciar uma nova cultura, onde tenho a oportunidade de aprender uma nova língua, pois frequentei um curso de alemão, o que tem sido muito importante para a minha adaptação e vivência,” avançando que “quero ficar aqui. Um dia nunca se sabe, mas não me passa pela cabeça regressar num futuro próximo. O que tiver que ser será, vivo um dia de cada vez e se a oportunidade surgir refletirei e tomarei a decisão mais adequada. Os planos mudam e as adversidades acontecem, por isso, vivo um dia de cada vez e aproveito o momento”.

O brigantino apontou a diferença mais notória que sente entre a realidade futebolística encontrada na Alemanha em oposição a Portugal. “Aqui na Alemanha vive-se muito o futebol, os adeptos são apoiantes incondicionais do seu clube e os dias de jogo são sempre dias de festa. Todas as pessoas apoiam o clube da terra e graças a isso vemos estádios na 3.ª, 4.ª e até 5.ª liga cheios. Temos o exemplo recente do jogo da 3.ª liga, 1. FCK contra o Saarbrücken, onde a assistência foi cerca de 50 mil adeptos, infelizmente, nem na primeira liga portuguesa isso acontece, talvez apenas quando os três grandes se defrontam”.

Para a próxima temporada, com arranque marcado para o dia 7 de agosto, os objetivos de Artur Santos são claros. “O objetivo é jogar o número máximo de jogos possível e ajudar a equipa a realizar os seus objetivos. Espero destacar-me pela positiva e continuar a crescer no futebol alemão,” concluiu Artur Santos.

A estreia de Artur Santos na Verbandsliga Südwest, ao serviço do TuS 04 Hohenecken, está reservada para o dia 7 de agosto, na deslocação ao reduto do Hassan Bigen.

Foto: Direitos Reservados

Assinaturas MDB