CICLISMO

Ciclistas brigantinos Flávio Cipriano e Francisco Pires reforçam o CD Aves em 2026

Publicado por Guilherme Moutinho em Sáb, 12/27/2025 - 14:20

Os ciclistas brigantinos Flávio Cipriano e Francisco Pires vão representar o Clube Desportivo das Aves na época de 2026, após uma temporada marcada por vários sucessos ao serviço da União Ciclista de Bragança.

Flávio Cipriano explica que a entrada no CD Aves surgiu com o objetivo inicial de contribuir ativamente nas principais competições do calendário nacional. “A minha ida para o CD Aves nesta época de 2026 tinha como grande objetivo ajudar a equipa nas provas nacionais, como a Taça de Portugal, e também na Taça Regional da ARCVR, onde fui vencedor no escalão M30 em 2025”, refere.

No entanto, o ciclista admite que a recente notícia de que será pai, pela segunda vez, levou a uma redefinição de prioridades. “Isso mudou a minha época, pois terei outras responsabilidades e prioridades a nível familiar, tendo de deixar de lado os meus objetivos no XCM”, acrescentou.

Apesar dessa alteração, Flávio Cipriano sublinha a abertura e compreensão demonstradas pelo novo clube. “Em conversação com a responsável do CD Aves, ela compreendeu a minha situação e deixou-me completamente à vontade para ingressar na equipa e fazer as competições que conseguir”, explica.

O ciclista faz ainda questão de destacar que esta mudança não representa um afastamento da União Ciclista de Bragança, projeto no qual esteve na génese. “Vou, mas sem esquecer o projeto no qual fui pioneiro, a UCB, pois sou membro da direção e fui atleta ao longo da época de 2025, na qual recebi sempre um enorme carinho e a ajuda possível”, afirma.

Nesse sentido, acrescenta que, “por bom entendimento e respeito entre mim, a direcção da UCB e o CD Aves”, continuará a representar a União Ciclista de Bragança nas provas disputadas no distrito.

Para Flávio Cipriano, esta experiência pode também contribuir para o crescimento do ciclismo regional. “Quero que esta experiência seja uma troca de conhecimento mútuo, para a associação brigantina crescer ano após ano e os nossos jovens tenham condições para disputar provas nacionais e, quem sabe, internacionais”, sublinha, considerando que integrar uma equipa de âmbito nacional “é também valorizar a UCB e a nossa região”.

Sobre o CD Aves, o atleta realça a organização e o espírito vivido no seio do grupo. “Fiquei admirado pela excelente organização e profissionalismo que demonstram, mesmo sendo uma equipa amadora, mas de nível nacional”, refere, acrescentando que “é uma autêntica família, onde os resultados acontecem sem qualquer tipo de pressão”. O apoio logístico nas competições é outro dos aspetos que considera decisivos. “Para um atleta, a logística no pré, durante e pós-prova é fundamental para o rendimento físico e mental, e o CD Aves é exímio na forma como o 'staff' auxilia os atletas”, sublinha.

Também Francisco Pires encara a mudança como um passo importante no seu percurso desportivo. “Esta mudança é movida pela vontade de evoluir, aprender e procurar novos desafios, agora ao mais alto nível do BTT nacional”, refere.

Reconhecendo a maior exigência competitiva, Francisco Pires admite que a adaptação será gradual. “Sei que é um nível competitivo diferente e que vou precisar de algum tempo e de muito treino para me adaptar. Vai ser uma mudança exigente, mas acredito que com esforço e dedicação tudo se consegue”, afirma, garantindo que mantém o compromisso de sempre. “Na prática, nada muda, o meu compromisso continua a ser de entrega total e foco diário nos treinos”, acrescenta.

Em termos de objetivos, o atleta aponta metas claras para a nova época. “Competitivamente, os meus objetivos passam por estar a um bom nível na Taça de Portugal de XCM e lutar pela classificação de Elites na Taça Regional de Vila Real”, indica, sublinhando também a ligação à região. “Levo Bragança comigo, com o compromisso de promover o desporto na nossa terra e, quem sabe, inspirar outros a acreditar que é possível dar este salto”, conclui.

Com a entrada de Flávio Cipriano e Francisco Pires, o Clube Desportivo das Aves reforça o seu plantel para 2026, enquanto o ciclismo brigantino vê dois dos seus atletas integrarem um projeto de dimensão nacional, mantendo uma ligação ativa à União Ciclista de Bragança e ao desenvolvimento da modalidade na região.

Fotos: CD Aves

Assinaturas MDB