Diocese de Bragança-Miranda

Bispo Emérito D. António Montes Moreira alertou sacerdotes da diocese para dois perigos da vida sacerdotal durante a Missa Crismal

Publicado por AGR em Qui, 2022-04-14 15:12

O Bispo Emérito D. António Montes Moreira, presidiu hoje à Missa Crismal na catedral, em Bragança, celebração que reuniu grande parte do clero da diocese, e deixou um aviso para “dois perigos no desempenho do ministério sacerdotal: a tentação de assumir atitudes de funcionário negligente e o risco de se converter em ator na celebração dos sacramentos particularmente da Eucaristia”.

Na sua homilia, D. António Montes Moreira explicou que “o padre não é um funcionário que termina o serviço às cinco horas da tarde e só volta a ocupar-se dele na manhã seguinte. O pastor de almas exerce o ministério a tempo inteiro e com dedicação exclusiva”.

“Na Eucaristia o celebrante está voltado para o povo, mas não é um ator que celebra e representa para o povo. É o presidente da comunidade que, juntamente com a oração desta, apresenta ao Senhor a sua própria oração”, frisou o prelado.

Assim sendo, o vosso ministério de apóstolos será tanto mais fecundo quanto mais fiel se tornar em cada dia a vossa condição de discípulos do Senhor”, disse ainda D. António Montes.

Já antes disso, o Bispo Emérito lembrou a ligação estreita que mantém com a diocese de Bragança-Miranda.

Na qualidade de Bispo Emérito, sinto-me em comunhão com a Diocese. Uma comunhão iniciada há vinte anos com a minha ordenação episcopal nesta Catedral e cimentada ao longo da caminhada eclesial percorrida convosco como Bispo Diocesano durante dez anos”, disse.

O Bispo Emérito explicou ainda que “a Missa Crismal de Quinta-Feira Santa exprime de maneira peculiar a centralidade da Eucaristia em relação aos demais Sacramentos, a unidade sacramental da Diocese, a plenitude do sacerdócio episcopal e a comunhão dos presbíteros com o Bispo”.

D. António Montes Moreira explicou, ainda, que “a Catedral constitui-se verdadeiramente como igreja-mãe da Diocese”.

“É com o óleo dos enfermos, levado desta celebração para todas as paróquias da Diocese, que os doentes são configurados na sua enfermidade com Cristo sofredor. Com o óleo dos catecúmenos são preparados e dispostos os catecúmenos para o batismo na unção pré-batismal.  É com o santo crisma que os recém-batizados são ungidos na unção pós-batismal, os confirmados são marcados com o sinal da cruz e recebem o Espírito Santo e os presbíteros são ungidos para o ministério sacerdotal.  

A capilaridade sacramental que flui desta celebração alimenta e unifica a vida espiritual das nossas comunidades. A vitalidade cristã da Diocese radica em larga medida na centralidade sacramental desta celebração com a consequente repercussão na vivência cristã quotidiana dos nossos fiéis. Nesta dimensão mais profunda, a Catedral constitui-se verdadeiramente como igreja-mãe da Diocese”, frisou.

O prelado notou, também, que a Missa Crismal, que o Bispo celebra com os presbíteros, “manifesta a unidade do nosso ministério sacerdotal, exercido em nome de Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote de quem somos indignos representantes. Hoje, aniversário da instituição do sacerdócio ministerial por Cristo na Última Ceia, é dia privilegiado de comunhão do Presbitério diocesano à volta do Bispo”, sublinhou D. António Montes.

Nesta eucaristia, o Pe. Delfim Gomes agradeceu o dom do Sacerdócio e que vivem o jubileu de ordenação sacerdotal:

 

  • 60 anos de ordenação

Cón. Américo Pereira de Lima

  • Bodas de Prata

Pe. José Manuel Bento Soares

Pe. Paulo Amílcar Lourenço Pimparel

Pe. Roberto Carlos Felipe – dos Marianos Imaculada Conceição

  • Queremos agradecer também pelas seguintes datas jubilares:

 

JUBILEUS DE PROFISSÃO RELIGIOSA

 

  • 60 anos de Profissão Religiosa

Ir. Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado:

- Ir. Salomé Arnelas

- Ir. Sagrada Família

- Ir. Maria Teresa Morais

Irmãs Trapistas:

- Madre Augusta

  • Bodas de Ouro

- Ir. Jesuína de Jesus - Ir. SFRJS

- Ir. Rosalina Cosme - Ir. SFRJS

Somos também gratos, recordando e rezando pelos nossos irmãos e irmãs que partiram para o Pai durante este ano:

 

26-1-21: Cón. Eugénio Augusto Sobrinho

30/12/2021: Pe. Casimiro Komor, Marianos Imaculada Conceição

10/02/2022: Pe. Alfredo Augusto Silva

21/03/2022: Pe. José Luís Barros Coelho

02/04/2022: Cón. José Joaquim Vaz

13/01/2022: Ir. Maria de Lurdes Garcia, sfrjs

25/01/2022: Ir. Teresa Fernandes, sfrjs

 

Um agradecimento à Unidade Pastoral Nossa Senhora da Assunção, pela oferta do azeite para esta celebração.

 

“Estimados irmãos no sacerdócio, o nosso objetivo é ser fiel a Deus e servir o seu Povo.

Duc in altum – soltemos as amarras, façamo-nos ao largo, não tenhamos medo, somos chamados a ser profetas da esperança e da alegria que nos vem do Senhor, Ele nunca nos faltará”, concluiu o sacerdote.

 

 

 

 

Assinaturas MDB