FUTEBOL FORMAÇÃO

Bragança coroado campeão distrital de juniores com duas jornadas por disputar (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Qui, 2023-06-01 12:16

O Grupo Desportivo de Bragança conquistou o título distrital de juniores, nesta quarta-feira, ao vencer em casa a ADSP Vale do Conde, por 3-1, cumprindo o jogo em atraso correspondente à 14.ª jornada da competição organizada pela Associação de Futebol de Bragança.

No Campo do CEE, o Bragança fez jus ao seu favoritismo e abriu a contagem, à passagem do minuto 7, por intermédio do avançado Pedro Alves. Um golo madrugador que abriu caminho para uma exibição tranquila da formação orientada por Luís Tomé.

Aos 13’, a equipa da casa festejou o segundo golo do encontro, marcado por Ruben Grande. O polivalente jogador brigantino subiu à área e cabeceou precisamente após um canto cobrado por Tiago Fernandes.

No segundo tempo, a equipa de Mirandela conseguiu adiar o terceiro golo da equipa de Bragança, graças a uma excelente atuação do guarda-redes Rui Domingues. Contudo, aos 70 minutos, numa jogada confusa, Afonso Caldeira marcou um autogolo, concedendo assim o terceiro golo aos jogadores canarinhos.

A equipa visitante, demonstrando melhor desempenho na etapa complementar, conseguiu reduzir aos 78 minutos, por um golo marcado por Raul Félix.

Após o apito final, os jogadores e equipa técnica brigantina celebraram efusivamente a conquista do troféu, que o emblema canarinho havia vencido pela última vez em 2017–18.

Para o avançado Pedro Alves, autor do primeiro golo da partida, esta vitória representa a validação do trabalho realizado. "Viemos para este jogo com o único objetivo de vencer. Tentámos no jogo anterior, diante do Carrazedense (1-1), mas não conseguimos. Sempre demos o nosso melhor em todas as partidas, desejando ser campeões o mais cedo possível, e agora finalmente conseguimos”.

“Procuro sempre ajudar a equipa a alcançar os seus objetivos, seja marcando ou defendendo. Ter marcado o golo cedo deu a tranquilidade necessária para garantir o objetivo de sermos campeões," acrescentou o goleador canarinho.

O treinador Luís Tomé fez questão de destacar o percurso da sua equipa ao longo da competição. “Queríamos ter celebrado este título na partida anterior, mas não foi possível. Conseguimos garantir o título neste jogo, e esta equipa merece tudo pelo que fez durante a época e pelo grupo incansável que demonstrou ser. Este conjunto de jogadores mostrou, em todos os campos que pisámos, ser a melhor e mais consistente equipa em competição, justificando o título de campeão”.

O técnico brigantino realçou, ainda, o impacto positivo do golo marcado cedo e da sua importância para “acalmar os nervos”. “O golo cedo foi crucial para podermos gerir o jogo da melhor forma, superando qualquer nervosismo ou ansiedade que possa ter existido. Transmitimos a mensagem de encarar esta partida com naturalidade, sem pressão, pois sabíamos que ainda havia outras oportunidades para conquistar o título.”

Pelos visitantes, o técnico Rafael Pinheiro considerou que o primeiro golo e a diferença de idade entre as equipas foram determinantes no decorrer do jogo. "O golo sofrido logo no início da partida condicionou o jogo, mas é importante salientar que o Vale do Conde participa nesta competição com a equipa de juvenis, sem nenhum jogador júnior inscrito. Apesar dessas limitações, acredito que, na segunda parte, jogámos de igual para igual, aproveitando a ansiedade do Bragança, e tivemos a oportunidade e a qualidade necessárias para equilibrar o jogo. Embora encaremos esta competição sem expectativas em termos de pontos ou classificação, queremos mostrar um bom trabalho e que, individualmente, cada jogador melhore, potenciando assim o desempenho coletivo."

Com apenas duas jornadas restantes até o final da competição, o Bragança é coroado campeão, somando 43 pontos, após 16 jogos disputados, garantindo assim a presença nas competições nacionais na próxima temporada.

Na próxima jornada, agendada para o dia 10 de junho, o Bragança irá visitar o Mirandela 'B'. Por outro lado, a ADSP Vale do Conde, que ocupa o quarto lugar, com 26 pontos, receberá o Forte Carrazedense na próxima ronda.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB