Bragança no roteiro internacional da música clássica
Com a realização da segunda edição do Bragança Classic Fest’2022, entre 30 de setembro e 9 de outubro, o Nordeste Transmontano atrai músicos de mérito reconhecido a nível internacional, que levam a capital de distrito para os programas da música erudita mundial.
O festival conta com sete concertos, com a abertura no dia 30 de setembro pela Orquestra de Câmara de Viena (Áustria), uma das principais no mundo. “É uma programação fabulosa com grades artistas e grandes músicos que vêm a Bragança dando o seu contributo para a dinamização cultural do concelho. É um grande evento, que permite às pessoas acesso à música erudita de forma acessível”, explicou o presidente da Câmara, Hernâni Dias, durante a apresentação da iniciativa no Teatro Municipal de Bragança.
Apenas os quatro concertos realizados no Teatro Municipal de Bragança (TMB) são pagos, com os bilhetes a custar sete euros. Os outros três, cujos palcos serão igrejas, como a Sé Velha, Igreja de Santa Maria (castelo) e a Igreja de S. Francisco, mas será preciso levantar as entradas no TMB por motivos de lotação. “É um preço simbólico. Os concertos grátis acontecem de forma dispersa por alguns equipamentos culturais do município. Pela primeira vez teremos um concerto na Igreja de S. Francisco”, afirmou o autarca, destacando que este festival é “um evento que poderia acontecer em qualquer lugar do mundo, porque a qualidade da cultura não tem lugar, acontece em qualquer ponto”.